15/02/2012

[Resenha] Anna e o Beijo Francês



Autor: Stephanie Perkins

Editora: Novo Conceito

Páginas: 288

Preço: 17,34 na Siciliano

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011









Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto, que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

Estava doida pra ler esse livro. Antes de tê-lo em mãos, li várias resenhas positivas falando sobre ele, o que me fez aumentar gradativamente minhas expectativas em relação a ele. Algumas pessoas diziam que este livro teria mudado a vida delas, o que eu poderia fazer senão ficar curiosa pra saber se ele realmente mudaria a minha também? Tanto que quando o tive em mãos e ele era o próximo na fila de leitura, meus olhos cresceram. Não se se devia ter esperado tanto assim...

Bom, o gênero é romance, e tem como cenário a bela e tão falada da Paris. Durante a leitura, a autora relata com bastante perspicácia cada monumento histórico e famoso da cidade luz. Gostei bastante de "andar" pelas ruas de Paris enquanto lia, tive a sensação de estar ao lado de Anna, fazendo o papel de sua melhor amiga observadora e tímida, hehe. Sem falar que vamos comentar né, quem não gostaria de viver um bom e demorado romance naquele lugar maravilhoso? Atirem laranjas em cima de mim se a opinião for contrária.

Os personagens. Cada um mais distinto e forte que o outro. Meredith, Josh, Étienne, Rashimi (que no começo eu pensava ser um homem, perdão) e Anna formam um grupinho daqueles que parecem ser de alta classe. Dá pra perceber a diferença em uma das cenas, quando o grupo deles meio que se encontra com o grupo de Dave. Resumindo: é como se fosse o grupinho mais popular da escola. Pelo menos eu achei. Achei que Anna teve sorte em demasia pelo fato de conseguir ser tão facilmente notada pelo grupo, que se mostra bastante retraído do resto do colégio (reparem nas cenas entre Étienne e as outras meninas).

Tá, o enredo é muito clichê. A menina bonitinha que se apaixona pelo cara mais gato da escola, que por coincidência, já tem uma namorada, e muito da rabugenta. Eles passam por cada momento mais engraçado que o outro, se apaixonam, e ele larga a namorada por ela. Beleza, não é exatamente assim que acontece, mas de certa forma é parecido. Achei metade do roteiro previsível, até ficava tentando adivinhar o que ia acontecer na cena seguinte, e na maioria das vezes conseguia. Uma coisa que gostei nesse romance, foi o fato de Anna demorar a se apaixonar por Étienne. Não foi aquela coisa "bati meu olho em você e agora estou forevermente caída de amores, você é o amor da minha vida", como aconteceu em Julieta Imortal.

O final não foi nada surpreendente, ou impactante. Era tudo o que eu esperava antes mesmo de ler o livro. E não sei se isso foi bom. Definitivamente, não me emocionou, ou sequer causou impacto. Recomendo para leitores iniciantes no YA, pois os que já estão nesse gênero há muito tempo, vão enjoar facilmente. Como amante de romances, acho que valeu a pena ler, apenas para ter a experiência. Já ouvi falar de continuações, com outros personagens, e fiquei interessada. Vou dar uma chance.

Nota: 67/100


5 comentários:

Comentários
5 Comentários
  1. "Não foi aquela coisa 'bati meu olho em você e agora estou forevermente caída de amores, você é o amor da minha vida'" kkkkkkk
    Adorei! Bem, eu não estava com vontade de ler esse livro por achar que ele era previsível e pelo visto eu tinha razão
    Beijos Natália, gostei muito da sua resenha XD
    Beijos, Ana - Chiado Carioca

    ResponderExcluir
  2. Se você não gosta de leituras previsíveis, evite.
    Obrigada pelo elogio,
    um beijo,
    Natalia

    ResponderExcluir
  3. Oii Flor!! adorei a resenha.. eu já li o livro a um certo tempo e ele é bem água com açúcar para a gente relaxar daquela semana que foi super agitada.. a leitura é rápida como você falou mais mesmo assim eu queria um St. Clair( acho bem mais bonito do que Étienne rsrsrs) para mim rsrsrs

    Beijocas ;**

    Lígia Paulino

    Lígia et son monde
    http://www.ligiaeseumundo.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lígia, é muito bom ver você aqui! Adorei saber que você gostou da resenha, e concordo com a sua opinião! É bem um daqueles livros pra se pegar quando estiver apaixonadinha, hehehe

    Não se preocupe, ainda estou ajeitando as coisas para colocar seu banner no blog!

    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  5. Até que fim encontrei alguém que não morre de amores por esse livro. Eu achei ele legalzinho e só. Nada demais. Cheio de clichês e super fofinho.
    Quero ler as continuações também.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir