07/02/2012

[Resenha] João & Maria


Autor: Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara

Editora: Todas as Falas

Páginas: 192

Preço: 18,90 no Blog do livro

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011









Sinopse: O que você escolheria: O Amor ou a Razão? Maria é bonita, estudiosa, avessa à badalação e tradicional. João é lindo, extrovertido, arrogante e vocalista de uma banda de rock. ...Ela jamais se aventurou numa paixão. Ele já singrou pelos mares de um amor fulminante. Eles não têm nada em comum. Mas foram feitos um para o outro.

Eu soube desse livro através da minha parceria com a Ana Paula Bergamasco. Como ela não poderia me enviar os livros, sugeriu que eu participasse da booktour de um dos seus, ou dos dois juntos. Já tinha ouvido falar de Apátrida, mas como não havia lido nenhuma resenha do livro, fui sem expectativas algumas ao endereço que ela tinha me enviado, a página do livro João & Maria. Estava decidida a participar da booktour quando decidi assistir o booktrailer de J&M. O vídeo era tão lindo que me deixou toda arrepiada. Vocês já ouviram falar de amor literário à primeira vista? Pois eu já senti isso, e foi pelo livro escrito a quatro punhos da Ana e do Marcos. Quando dei por mim, já estava babando pela diagramação, pela história, por tudo. Como tinha um dinheirinho guardado especialmente para meus bebês, resolvi investir no livro que tanto desejava, e não poderia ter tomado melhor decisão.

Quando o livro chegou aqui em casa, eu estava na casa da minha madrinha, e meu pai me ligou para avisar. Entrei em estado de surto. Teria de esperar mais dois dias para poder ter minha divindade encadernada em mãos. Depois de tanto esperar, cheguei em casa pronta para rasgar o envelope que o guardava, e como sempre, fiquei por mais de dez minutos examinando cada detalhe seu. Queria devorá-lo, estava faminta de livros há um tempo, mas a fila de livros era por ordem crescente de páginas (sou muito indecisa, então minha fila é organizada dessa maneira) e Radiante ainda tinha menos páginas do que o meu querido. Por fim, li Radiante, resenhei e me preparei para saborear o que tinha em mãos.

Já em seu comecinho, me encontrei morta de amores por João, Maria, Pedro e todos os demais personagens. O prólogo descreve precisamente os protagonistas e suas manhas, o que me deixou por dentro de tudo em questão de minutos. De início estava roendo as unhas para descobrir como Maria iria acabar seu noivado com Pedro (porque né gente, o livro se chama João & Maria, e pra mim era obrigação que eles ficassem juntos), e confesso que rodei as páginas com receio de que ela acabasse ficando com o primeiro, dando um chute em João. E não, não vou contar com quem ela fica, se ela fica com alguém ou coisa parecida, vocês que descubram, eu hein! (risos)

Bom, a escrita de Ana Paula e Marcos é bastante parecida, o que fez com que eu terminasse o livro achando que este fosse escrito por uma pessoa só. Passava os capítulos e não via diferença em praticamente nada, com relação à forma de escrever. Os dois estão de super parabéns! A leitura toda é bem fácil, e achei legal o fato do livro ser fininho, pois muita enrolação iria estragar o enredo por inteiro. Nunca li os outros livros de ambos os autores, mas gostaria de os encorajar a continuar escrevendo livros voltados para o público jovem a quatro punhos, e se o fizerem novamente, já podem contar com uma leitora fanática aqui, hehe.

Os personagens são bastante fortes, cada um deles marcando sua presença. A mãe do João me lembrou as mães de uns garotos que já cheguei a gostar, e morria de rir a cada pergunta instigadora que ela fazia a Maria. Em algumas vezes, ficava morrendo de pena da Maria, e com raiva suprema da Isabela, por fazê-la sentir tão mal. Raiva que acabou ao final do livro, quando Bela se tornou uma pessoa de razoável relevância na história. O Pedro é um cara bastante generoso e deu pra perceber que ele amava mesmo a Maria, mas eu ainda prefiro o João.

Enfim, deu pra perceber que o livro excedeu mesmo as minhas expectativa não é? Morro de paixão por ele. Não vou descontar pontos por nada deste mundo, pois tá com tudo! A diagramação ficou muito linda, adorei o marcador que veio junto com o livro, e eu consegui sim, criar um laço muito intenso com a história. Acho que no fim, tudo se resumiu a um romance impossível na altura da realidade. Ana Paula e Marcos, meus sinceros parabéns, virei fã de vocês dois, sério.

Nota: 10,0


5 comentários:

Comentários
5 Comentários
  1. Gostei da resenha, já tinha ouvido falar do livro e gostei muito do livro! Esse dias ando meio sumida, minhas aulas já começaram...preciso falar mais alguma coisa rsrs? Mas sempre que puder continuarei acompanhando o blog!
    Bjs de UMA MENINA LEITORA

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, adoro ler \o/
    Estou seguindo teu blog, venho te convidar a conhecer o meu se gostar seguir tambem.
    Fica com Deus ♥
    Beijos.
    http://meucantinhobyleticia.blogspot.com
    @LeticiaSilvaRj

    ResponderExcluir
  3. Oi Jo, que bom ver você de novo por aqui! *-*
    Pois é, eu também não tenho entrado no pc porque esse é meu último ano do fundamental, as aulas começaram anteontem, e eu me embolei toda com a programação dos posts >< vou ver o que posso fazer aqaui...

    Obrigada Le! Pode crer que vou dar uma passadinha no seu blog ;)
    Fique com Deus também!
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Ah, esse livro parece ser mega fofo *-* E tem uma capa linda!

    Adorei a resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  5. Ah obrigada Mi! E é verdade, fizeram um excelente trabalho, ainda mais que a capa tem verniz no título, achei demais!

    Um beijo!

    ResponderExcluir