13/07/2012

[Resenha] Pobre Não Tem Sorte



Autor: Leila Rego

Editora: All Print

Páginas: 248

Preço: 17,94 no Inbooks

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2009











Sinopse: Toda garota do interior sonha em se casar com o cara de seus sonhos, ter uma casinha, filhos e ser feliz até que a morte os separe, certo?
E se esse cara for lindo, rico, super fashion e divertido?
E se tal "casinha dos sonhos" for um mega apartamento no melhor bairro da cidade?
Uau! Mariana encontrou o cara perfeito e vai se casar com ele!
E nada de casinha! Isso é coisa de gente que pensa pequeno. Mariana vai ter o apartamento dos sonhos que já vem incluso no pacote: case com um homem rico e vá morar em grande estilo.
E quanto a filhos e ser feliz até que a morte os separe... Bem, ela ainda não pensou nesses detalhes. Afinal as prioridades vão para as coisas bem mais interessantes como, por exemplo, o vestido de noiva perfeito, o que o colunista vai dizer sobre o seu casamento no tablóide de domingo, o que as amigas e inimigas irão comentar, quem entrará na lista de convidados para sua despedida de solteira, etc.
Mas isso só sura até um dia em que Mariana... Bom, leiam o livro e descubram.


Eu já tinha ouvido coisas muito boas a respeito de Pobre Não Tem Sorte e sua autora, Leila Rego. Quando ela aceitou fechar parceria com o blog, fiquei muito feliz! Ao descobrir que ela é uma fofa, mais ainda. Iniciei a leitura com grandes expectativas em relação ao livro, e tive o prazer de não me decepcionar.

Leila criou uma obra com uma estrutura diferente, pois seu conflito central é apresentado aos leitores no início do livro. Sim! Você o abre, começa a ler e dá de cara com a causa de todas as preocupações que Mariana terá ao decorrer do livro. No início, essa característica não me agradou, mas bastaram mais algumas páginas de envolvimento para eu entender o que Leila quis causar ao leitor.

Mariana em si é uma personagem muito irritante. Dava vontade de bater nela a cada vez que ela pensava em comprar roupas. Você vê que ela tem muito a resolver com Edu, que está passando por uma situação tensa, e no entanto, ela se preocupa apenas com seu status social, com o que tem que vestir e com suas amigas fúteis. Eu juro que pensei em abandonar o livro, de tanto que Mariana me dava dor de cabeça.

Edu é uma gracinha! Está sempre preocupado com o desenvolvimento do caráter de Mariana. Ainda que tenha terminado com ela, ao decorrer do livro você percebe que ele teve seus motivos para fazê-lo. Passei a gostar muito mais dele com o virar das páginas. Claro né, ele é basicamente o príncipe perfeito, só falta o cavalo branco (risos).

Não tenho muito o que falar do livro, mas acho que para mim cumpriu sua proposta. Ao meu ver, a autora quis passar a mensagem de que é importante dar valor às coisas que você tem, antes que as perca (não, isso não é um spoiler), e que às vezes é preciso mudar para continuar com elas, mas mudar de uma forma que você consiga evoluir. Tenho a acrescentar que me comovi com o amadurecimento da Mariana, e que o livro contribuiu para que eu acreditasse mais na capacidade das pessoas de mudar e compreender melhor seus erros. Ou seja, ainda que um chick-lit, a obra me deu momentos de reflexão e acrescentou algo útil à minha vida. Recomendo às amantes do chick-lit que tem paciência com personagens infantis, mas que mudam surpreendentemente no final.


10 comentários:

Comentários
10 Comentários
  1. já vi muitas vezes falarem desse chick-lit..
    mas pela capa, não me chamou atenção!
    porém, tua resenha ficou uma graça!
    se eu vier a ler algum dia, lembrarei de vc! :)
    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a capa dele muito fofinha, e tem relação com a história :)

      Ahh, que fofa, obrigada!

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Fiquei curiosa para ler este livro ! Há tempos não leio nada de escritores nacionais ! Admito que preciso dar mais crédito a eles... Li muito Fernando Sabino, é meu favorito!
    Beijos, Luísa Lui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa!

      Dê mais crédito aos escritores nacionais sim, pois vale a pena! Experimente ler algo do André Vianco, ou se preferir algo mais leve, João & Maria da Ana Paula Bergamasco com Marcos Bulzara ou Ainda Não Te Disse Nada, do Maurício Gomyde. São os meus preferidos.

      Nunca li nada do Fernando Sabino, vou procurar saber dele. Se conseguir ter acesso à alguma obra, resenho aqui no blog, ok?

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Olá,adorei a sinopse do livro, muito interessante e estou curiosa para poder lê-lo. Retribuindo a visita. Beijos e te espero de volta lá, hein?! http://cupcakedegarotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allyne!

      Fico feliz que tenha apreciado a obra :)

      Obrigada por visitar, e pode me esperar por lá sim!

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oi, Nat!
    Você já deve conhecer meu gosto por chick lits, mas esse não me chamou muito a atenção. A sinopse em si é interessante, mas personagens infantis não são minha praia. Sinto vontade de tacar o livro pela janela toda vez que um desses me aparece, então prefiro evitá-los a me estressar com facilidade. Porém, se eu estivesse numa livraria e não conhecesse a história, a capa me chamaria muita atenção (e sim, as vezes eu compro um livro pela capa rs).

    Beijos,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabe!

      Ninguém é de ferro né?

      Então, o livro só não ganhou sua merecida quinta estrela justamente por causa disso. Porque leitores como você e eu que odeiam personagens infantis em chick-lits, passariam longe dele =\

      Eu tive um ataque de estresse vs. dor de cabeça enquanto lia, meu pai até me repreendeu :x

      Mas valorizo essa característica, pois fazia parte do foco do livro (o amadurecimento de Mari como pessoa), e mostra que a autora foi capaz de nos envolver tanto, a ponto de fazer uma personagem nos provocar real irritação.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Só o título já me encantou ;3
    www.meninademustache.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Isabela! Garanto que se você for paciente, como escrevi acima, irá gostar bastante :3

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir