16/08/2012

[Resenha] O Preço de Uma Lição



Autor: Federico Devito e Rogério Mendonça

Editora: Novo Conceito

Páginas: 368

Preço: 8,81 na Saraiva

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011











Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


Já tinha ouvido falar bastante desse livro, já que é da Novo Conceito, e como todos sabem, os livros da Novo Conceito estão presentes na caixinha de correio de quase todos os blogueiros. E eu amo caixinhas de correio.

Tive um certo receio de começar a leitura dessa obra em especial, pois foi escrita por um antigo colírio da Capricho, Federico Devito. E eu sou uma das garotas que afirma veemente que colírios possuem miolo de pão no lugar do cérebro. Resumindo: eu não gosto de colírios e pronto. Após ganhar um concurso cultural e recebê-lo, o abandonei um pouquinho na estante, para depois pegar nele e começar a leitura.

O livro começa bem, retratando o começo da amizade entre o personagem principal - cujo nome não é revelado - e seus três amigos. Achei legal os autores retratarem como começou a amizade dos quatro, que se denominavam Quarteto 21 por todos os quatro nascerem no dia 21 de algum mês.

A partir daí, o protagonista vai nos contando a respeito de sua vida amorosa, e é por aí que eu começo a concordar com algumas blogueiras que tiveram a opinião de que o livro era mel do começo até o fim. Sem dúvidas! Ao decorrer da história, vamos percebendo que seu contador comete muitas burradas e é bastante previsível.

Cheguei a um certo ponto do livro que comecei a achar que os autores só queriam nos convencer de que os representantes do sexo masculino podem sim, amar e sofrer tal qual o sexo feminino. Discordo! Tanto das mulheres que sofrem desse jeito, quanto dos homens. Isso é absurdamente ridículo, digo, pelo menos a causa do sofrimento que o protagonista presencia.

Ele praticamente procura por aquilo o livro todo, erra, erra e só depois que estão prestes a mostrar uma plaquinha com os dizeres "você está errado, peça desculpas" que ele corre atrás para consertar tudo. O livro seria muito mais interessante se o assunto não girasse em torno de todo aquele drama, e sim mais na vida pessoal do cara. Foram poucas as vezes em que ele menciona o trabalho e a família - se comparado quanto o tempo que ele gasta com a namorada, Juliana - e isso foi meio surreal pra mim.

Vejam bem, o cara tem vinte anos, já é um homem feito e trabalha. Mas ao mesmo tempo, fica com a cabeça o dia inteiro na Juliana, uma garota de quinze anos que não sabe o que quer. Gente, alô? Acho que ele está confundindo suas prioridades, sério. Vocês vão achar que eu estou sendo muito racional, insensível, etc, mas se lerem o livro, provavelmente vão concordar com o que estou dizendo.

As três estrelinhas vão mais pelo trabalho da Novo Conceito com a diagramação e divulgação do livro, e também por umas partes do romance que eu gostei. Meus queridos, pelo menos para mim, tudo que é exagerado faz mal, e a dose de romance que esta obra carrega vai além do exagerado.

Confesso que até me identifiquei um pouco com o livro e tal, mas todo esse exagero me subiu à cabeça, ocultando todas as outras coisas boas que o livro tinha a oferecer. Não é o tipo de livro que eu recomendaria. A não ser que você esteja passando por uma fossa daquelas, aí sim, eu o recomendo.


12 comentários:

Comentários
12 Comentários
  1. Tem razão ! Fui a bienal do livro no dia 14 e lá estavam os dois autores promovendo o livro! Claro que minha colegas de classe passaram o dia ouvindo os dois falar... Enquanto isso, eu fiz a festa naquele lugar maravilhoso, onde se compra um livro e ganha-se brinde! Sério, o lugar é imenso e embora não houvesse muitos escritores de qualidade, os livros compensavam.
    Destaco o trabalho da Novo Conceito e Intrinseca, pois ambas forneceram bom espaço, preços razoavéis (a novo conceito principalmente), brindes super fofos e atendentes eficientes! Senti falta da editora Pandorga e de algumas obras além. Condeno a livraria Saraiva, que na na entrada principal, fez um trabalho medíocre no fornecimento de livro! Não havia quase nada, e o que havia era mais caro que o normal; e para piorar os atendentes não tinham educação e agiam de má vontade!

    Beijos, Luísa Lui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!

      Que bom que a bienal foi em sua maioria, satisfatória. Tomara que aqui no Rio seja boa também, será minha primeira vez como bookaholic e blogueira (nas bienais em que estive presente, eu não sabia como procurar livros a preço baixo e por isso, só comprava gibis da turma da mônica, hahahaha).

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oi Natalia,

    Discordo de você quanto a esse livro. O adorei de uma ponta a outra. A maioria das críticas negativas desse livro vieram da parte de meninas e como o protagonista é um garoto acho que a maioria das leitoras não se sentiram dentro da história ainda mais por ser um tanto melosa. Também fiquei bem receoso do livro ser ruinzinho por causa do ator colírio. kkk.

    Beijos,
    Juan Silva.
    Asas Literárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juan!

      Pois é, nem sempre as opiniões são iguais. Quanto a identificação, eu poderia ter me identificado com o protagonista, aliás, com quem eu me identifiquei por apenas alguns momentos do livro. Foram esses momentos mais o bom trabalho da editora que não fizeram com que eu desse duas estrelas para ele, ao invés de três.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Nataliaa!
    QUE BOOM QUE VOCE GOSTOU!!
    fiquei com medo de errar no presente >.< depois me conta se o livro é bom ein?
    Beijãão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, estou quase colocando "Em um relacionamento sério com Deslembrança" no status do facebook, hahahahaha.

      Eu queria muito, muito, muito, muito (...) muito esse livro, acertou em cheio!

      Pode deixar que eu te dedico a resenha quando sair :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oi florzinha!
    Eu nem concordo e nem discordo totalmente de você...
    Dei 4 estrelinhas ao livro haha
    Minha leitura foi fácil e rápida e foi gostoso ler O preço de uma lição, mas acabei me irritando...
    Em primeiro lugar, personagem principal precisa de nome! As pessoas me pedem pra contar a história do livro e não sei como chamar o garoto...
    Sem falar que ELE é pra lá de infantil! Como alguém pode querer que sua namorada se irrite?! Se ela é equilibrada: ótimo!
    Se o cara fosse mais maduro eu gostaria muuuito do livro. Acho que até a melação seria suportável =)
    Adorei sua resenha!
    Beijãão,
    Alice - http://pirando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!

      Sim, a leitura desse livro é bastante fácil, com isso não me incomodei.

      Não acho necessário que o protagonista tenha um nome, visto que esse não é o primeiro livro em que ele percebo a falta dele. Fora que existem várias variações para o substantivo personagem que podemos usar, é só abrir mais a mente, rs.

      Foi isso que pontuei, a troca de prioridades que o personagem realiza não me agradou em nada...

      Obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oi, Nat!
    Ganhei O Preço de uma Lição numa promoção, e estou na mesma situação que você: ele está na estante, e deve ficar lá por um bom tempo. O livro não chama minha atenção, e tenho os mesmos receios que você tem sobre os autores. Minha lista de leituras tem nomes e histórias mais chamativas, então O Preço de uma Lição vira uma segunda opção.

    Beijos,
    Gabe
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabs!

      Pois é né, entre a série Instrumentos Imortais e esse livro, eu abro as portas para a Cassandra Clare, hahahaha

      O livro realmente ficou algum tempo na minha estante, apreciando o espaço antes de ser lido... Mas bem, resolvi o caso e não foi tão ruim, mas poderia ter sido muito melhor :\

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Tinha curiosidade para ler esse livro... mas ela acabou de desabar kkk, vou ler para tirar minhas conclusões claro mas concordo quando diz que muito exagero acaba com todo resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natieli!

      Leia sim, depois me diga o que achou! :D

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir