23/01/2013

[Resenha] Despertar



Autor: Amanda Hocking

Editora: Planeta

Páginas: 208

Preço: 18,60 no Extra

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012











Sinopse: Na pequena cidade litorânea de Capri, as turistas Penn, Lexi e Thea conseguiram chamar a atenção de todos, seja pelo fascínio ou pela apreensão. Tudo o que se sabe é que por onde passam existe uma energia no ar, algo sobrenatural, e que as garotas estão interessadas em ter a jovem Gemma em seu grupo. Gemma parece ter tudo, é uma nadadora incrível, está começando a namorar seu amigo de infância e se prepara para competir nas olimpíadasno futuro. Aos 16 anos, Gemma sabe que é feliz. Mas quando Penn, Lexi e Thea se interessam por ela, tudo fica prestes a mudar. Sua irmã Harper percebe que há algo de estranho com as garotas, mas será tarde demais para alertar Gemma? A autora fenômeno Amanda Hocking chega ao Brasil com mais uma saga eletrizante, prendendo o leitor do começo ao fim em uma história em que nada é o que parece. A canção do Oceano está chamando.


Como vocês devem saber, sou uma compradora assídua do Submarino. Este livro eu comprei a cinco reais em uma promoção relâmpago por questão de oportunidade, e também por estar curiosa em relação a ele já havia um tempo. Não tinha lido muitas resenhas sobre e também não me importei em fazê-lo, nem me perguntei o porque, apenas deixei-me guiar pelo meu instinto, que dizia que a coisa certa a se fazer era comprar o livro e adicioná-lo a minha lista de leitura. Quem dera eu tivesse comprado mais 3 exemplares para poder sortear aqui no blog...

Logo de cara, já babei pela capa do livro. O trabalho da Editora Planeta ficou fantástico! Não só a diagramação externa é maravilhosa - adoro capas com purpurinas bem colocadas - como a interna super combina com a atmosfera da história. Adorei o detalhe da borda inicial do texto em forma de onda na primeira página de cada capítulo, super criativo. Não tive problemas com relação a tradução ou revisão, tudo ok.

Gemma está com a vida nos eixos. Toda a noite ela pode sair à vontade para dar seus mergulhos noturnos na baía, sem falar que está começando a namorar seu amigo de infância e mal pode esperar para competir nas Olimpíadas com sua equipe de natação. Tudo parece simplesmente andar às mil maravilhas. Até que subitamente, ela nota que três turistas que se destacam estranhamente na cidade tem interesse em tê-la em seu grupo. São elas, Penn, Lexi e Thea, três garotas lindíssimas e misteriosas, que deixam dúvidas e homens em seu rastro por onde passam. O que será que elas querem com Gemma? Seriam elas motivo de alerta? Isso é o que descobriremos em Despertar, primeiro volume da série Watersong.

Narrada em terceira pessoa, a obra mantém seu foco alternado entre Gemma, a protagonista, e Harper, sua irmã mais velha, o que de começo pode geral um certo receio no leitor, mas já digo que isso só faz as coisas ficarem mais interessantes. Gostei da forma com que a autora nos apresenta a suas personagens e confesso que me afeiçoei às duas na mesma medida. O que mais me encantou foi o fato de Amanda Hocking saber domar e desenvolver duas personalidades completamente distintas em apenas um livro com uma escrita bem agradável de se ler, nada cansativa. Ponto para ela!

Gemma é uma adolescente um tanto egoísta e infantil, mas gostei de ver o quanto ela amadureceu conforme a história ia se desenrolando. Já Harper, é protetora e mais generosa que a irmã caçula, sempre pensando em conseguir manter tudo sob controle. Os pares românticos das duas - Alex e Daniel - me agradaram bastante, também gostei do modo com que os romances foram criados ali: o primeiro não forçou muito a barra e o segundo, se desenrolou de uma maneira despretensiosa e natural na medida certa. Quanto a Penn, Lexi e Thea... Bem, ao meu ver, elas são encantadoras. Curti muito a personalidade delas, cada uma diferente da outra.

Achei que o tema principal do livro foi desenvolvido da maneira certa. Eu simplesmente adorei a explicação que Amanda utilizou para justificar suas criaturas e não percebi nenhuma ponta solta. Não irei falar aqui o que as meninas são, pois acho que vai tirar a graça do livro, mas menciono que Hocking resolveu misturar um pouco da mitologia grega à sua criação, o que para mim, funcionou totalmente!

Definitivamente, Despertar foi uma surpresa maravilhosa para mim. Não esperava que o livro fosse me prender tanto e me deixar tão satisfeita, mas foi o que aconteceu. Para vocês terem uma ideia, a leitura dele durou menos de vinte e quatro horas! Recomendo especialmente às pessoas que gostaram de Sereia, pois eu achei a atmosfera na qual Amanda Hocking ambientou seus personagens bastante parecida com a que Tricia Rayburn escolheu para os dela.


23 comentários:

Comentários
23 Comentários
  1. ah mas todas as resenhas q eu li o pessoal falou o que elas são
    deveria ter lido só a sua xp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Pois é, achei melhor não falar porque como é algo mais original, tiraria toda a graça, hahaha x)

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Nossa você comprou esse livro por 5 reais??
    Preciso comparar na Submarino *o*
    Estou louca para ler esse livro <3

    umaxicaradeleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meninas!

      Sim, comprei! Foi uma promoção tipo, imperdível que apareceu lá... Mas não sei quando vai voltar D:

      E com razão, é muito bom!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Olá adorei a resenha
    não conhecia esse livro!parece bem legal!
    bjaum

    @angellribeiroo
    http://www.modaimagem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Ah, fico feliz que você tenha gostado <3

      Sim, acredito que ele tenha tido pouca repercussão, mas a leitura vale super a pena...

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Nhaim...com certeza deve ser um livro maravilhoso. Vixi...só não leio porque faz parte de uma série e estou correndo de séries! kkkk
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma!

      Te entendo, tenho um monte de séries para completar aqui D:

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Mais um adicionado a minhas listas de leituras dessa ano, otima resenha (: Seguindo aqui, meu blog é de textos, se quiser da uma passadinha, seguir e comentar, seria muito bem recebida, beijos :*

    http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ke!

      Seja bem vinda <3 obrigada!

      Estarei passando em seu blog, agradeço muito pelo convite!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
    2. Obrigada por ter ido ver, segue de volta? beijos <3

      Excluir
    3. Oi, Ke!

      Por nada :) então, eu cliquei no botãozinho de seguir, mas parece que eu já seguia o seu blog, rs

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Acho a capa desse livro show de bola, mas não sei se a estória me conquistaria ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme!

      É verdade, a Planeta fez um ótimo trabalho na diagramação desse livro... Mas acredito que você pode vir a gostar da trama também sim :)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Eu confesso que apesar de ter alguns livros sobre sereias eles realmente não me encantam, kkk


    http://colecionando-livros.blogspot.com.br/

    bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natana!

      Por que eles não te encantam? Sereias são seres tão lindos... Sou apaixonada por esse tipo de ser fantástico desde pequena! Hahahaha :3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
    2. Pois é, acho que não dei sorte com os que eu li, kkk

      bjooos

      Excluir
    3. Então tente a sorte com esse, pode ser que mude sua opinião ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Realmente o trabalho da Editora Planeta ficou muito bom nesse livro! Ain, o Daniel é uma graça *---* De longe o melhor personagem do livro. Mas acho que Despertar poderia ser melhor... Acho que faltou alguma coisa.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!

      Ah, também acho! Ele e a Harper formam um par bem legal <3 mas eu ainda gosto mais do trio sombrio e ao mesmo tempo, cool de garotas que forasteiras x) adoro personagens malvadinhos, hahaha

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Oii
    Olha o que eu achei! A tal resenha de Despertar \o/
    ESSA CAPA É DI-VA!!! Já tive a oportunidade de pegar esse livro quando fui em uma livraria... E PELO AMOR DE DEUS, POR QUE EU SOU POBRE ASSIM?? Kkkkkkk'
    Ok, quero ler esse livro. É fato. Mas ainda estou desconfiada o.O E o pior de tudo é que tenho quase certeza as quais criaturas (as principais, pelo menos) vc se referiu... Mas tem mitologia grega, e dessa eu estava por fora.

    Mudando de pau pra cacete... vc gostou do livro Sereia de Tricia Rayburn?? Sério mesmo? Achei-o muito mal desenvolvido, EM TUDO. E que final foi aquele! Deus me livre de ler um ago com um final daquele de novo o.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      Sim, é diva mesmo!! Eu sou totalmente apaixonada por essa capa <3

      Te entendo, sou muito dessas hahahah </3

      Adorei o livro da Tricia! Nem notei isso não, curti pra caramba a leitura e estou louca pra ler Encanto, que ainda comprei rs

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir