22/01/2013

[Resenha] A Maldição do Tigre



Autor: Colleen Houck

Editora: Arqueiro

Páginas: 352

Preço: 21,75 no Submarino

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011











Sinopse: Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem.


Comprei esse livro mais por impulso. Lembro-me de estar com minha amiga em uma filial das Lojas Americanas, a fim de esperar enquanto ela comprava uns CDs. Nesse meio tempo, resolvi vasculhar as prateleiras de livros apenas para fazer um balanço e saber em média quanto custavam os exemplares ali. Quando bati os olhos na capa da obra, foi atração à primeira vista. Já sabendo que não ia adiantar tentar virar o rosto e ignorar, apanhei meu exemplar embrulhado em um plástico e o comprei, visto que já tinha ouvido críticas muito boas a respeito de A Maldição do Tigre e não esperava para poder tirar minhas próprias conclusões a respeito do título.

O trabalho da Editora Arqueiro não deixou a desejar, novamente. A capa metalizada com detalhes sutis dá um show e de cara hipnotiza o leitor, fazendo-o comprar o livro nem que seja apenas por sua diagramação externa. Achei o trabalho interno igualmente satisfatório, sem falar na revisão e tradução, que não me decepcionaram.

No universo criado por Colleen Houck conhecemos Kelsey Hayes, uma jovem órfã adotada por um casal, que está procurando um emprego temporário. Quando é designada para a área de limpeza e alimentação de animais em um circo, ela hesita, mas resolve aceitar o cargo. Chegando lá, ela conhece o estabelecimento e a função que exercerá. Ao assistir um dos shows, porém, Kelsey se vê encantada por uma de suas atrações: o fantástico e belo tigre branco Dhiren. A atração pelo animal é imediata e logo ela se vê passando uma boa parte de seu tempo lendo Shakespeare para o tigre e conversando com ele.

Um tempo se passa, e como nem tudo são flores, aparece um rapaz disposto a levar o tigre para seu ambiente natural, onde poderá ter uma vida feliz. Triste por ter de abandonar seu amigo, mas ansiosa por sua liberdade, nossa protagonista aceita prontamente quando é convidada para acompanhá-lo em sua adaptação ao novo lar, na Índia. Ela parte em sua jornada, convicta de seu trabalho, mas o que não esperava era descobrir que seu tigre, na verdade se tratava de um príncipe aprisionado na forma felina por uma maldição realizada há mais de 300 anos. A partir daí, ela se junta a ele em busca de quebrar a maldição e libertá-lo novamente.

A escrita com que Colleen Houck conduz a história é bem descritiva, porém, achei que a autora enrolou demais em alguns pontos, dificultando assim a minha afeição à história. Não, definitivamente este não foi um livro que me prendeu justamente por causa da escrita. Passei dias e mais dias enrolando para retomar a leitura, porque não me sentia encorajada a fazê-lo. Fiquei bem desapontada com isso, visto que os montes de resenhas positivas que havia lido diziam que a escrita da autora era super gostosa, o que fazia com que o leitor se prendesse à história. Infelizmente, não foi o que aconteceu comigo.

Outro aspecto do livro que não me agradou foram os personagens. Kelsey é muito chata, confesso que foi muito difícil suportar os momentos em que ela apresentava o famoso "mimimi" adolescente o qual sinceramente, achei desnecessário da parte dela. Ren é um doce e é um personagem imperfeito e simplesmente impressionante, pelo fato de ter dois lados - o homem e o tigre - que foram muito bem desenvolvidos, mas não achei sua conexão com a protagonista convincente o bastante. Era com muito custo que eu lia as passagens românticas dos dois, pois tomei a conclusão de que prefiro a dupla como bons amigos e não como amantes apaixonados, o que para mim, não funcionou.

O único personagem a quem me apeguei mesmo foi o Kishan, e me sinto melhor em saber que ele vai estar presente na maior parte do segundo livro, pois assim poderei ter uma leitura mais agradável, eu espero.

Como o livro não é feito apenas de aspectos negativos, quero destacar aqui os positivos, que me fascinaram bastante durante toda a história. Quando digo isso, me refiro às passagens de aventura e mitologia indiana existentes no livro. Fala sério, eu fiquei sem fôlego! Achei que esse foi o ponto alto do livro, sem mais. O romance poderia estar muito do sem graça, mas sempre que Ren e Kelsey tinham de enfrentar algum obstáculo ou desvendar um enigma, eu já me arrepiava toda de expectativa. Posso dizer que a maior parte das estrelinhas que o livro ganhou se devem à boa ambientação onde o livro se passa e o ótimo desenvolvimento que a autora proporcionou às cenas de aventura e mitologia.

Para os fanáticos por mitologia e culturas diferentes, esse livro é um prato cheio, é só cair dentro. Eu ao menos, não gostei do romance, mas não sei se todos vão ter uma opinião similar, já que todas as resenhas que eu li só destacavam coisas boas a respeito desse aspecto do livro. No final, A Maldição do Tigre foi um passatempo um tanto cansativo, mas bom ao seu modo.


12 comentários:

Comentários
12 Comentários
  1. Muito bom,parabéns.
    Adorei tudo que vi por aqui e estarei passando sempre que possível.
    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada, seja bem vindo!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Nossa, que interessante, quero muito ler. Como vc descreveu parece muito bom o livro. *o* e eu também amo mitologia. To indo comprar HAHA'. Beijos. Giovana.
    girlsabout.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi!

      E ele é sim, sou apaixonada por mitologia <3

      Oba! Depois me conta o que achou, hein?

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Oi, Nat!

    Estou há muito tempo com vontade de ler A Maldição do Tigre, especialmente pelas resenhas positivas. Foi bom ver que você, uma blogueira por quem tenho admiração e me identifico, fez uma resenha mostrando que o livro não é um mar de rosas. Li várias opiniões que elogiavam da primeira à última página do livro, mas você soube destacar os pontos negativos sem torná-los desapontantes. Quando lê-lo, vou correndo te falar o que achei!

    Beijos,
    Gabe
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabs!

      Awn caramba, você me fez ganhar o dia! <3

      Muito obrigada, fico super feliz de saber que a resenha alcançou o seu objetivo com eficácia!

      Faça isso mesmo, quero comparar minha opinião com a sua depois o/

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Acho que gostaria muito de ler essa trilogia. Adoro as partes fantasiosas...mas ainda estou pensando. Adorei a resenha.Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma!

      Ah, eu também adoro! É claro que não desprezo um bom romance, mas partes de fantasia bem feitas me encantam, pois foi com esse gênero que comecei a ler.

      Fico super feliz que você tenha gostado da resenha <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Realmente o trabalho da Arqueiro está muito bom nesse livro. O problema é que a todo momento eu queria estapear a Kelsey! Nossa, que garota irritante. Aí, diante daquele final, eu já queria pular no pescoço dela e mostrar o quanto ela é idiota! AFF ¬¬

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brunna!

      SIM, EXATAMENTE ISSO! Principalmente no final, eu fiquei tipo: masoq? E parece que ela vai nos dar mais motivos para estapeá-la no segundo livro o3o uhul, mal posso esperar *ironia*

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Li esse livro no comecinho de 2012 e é apaixonante! Não gostei do segundo volume, achei entediante. Muito bom seu blog, o layout é lindo *w*
    Beijos, Isa Carter.
    Isabela-na-janela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!

      Realmente, as passagens de fantasia me fisgaram! *u*

      Ouvi falar que o segundo volume é bem cansativo porque a Kelsey duplica o "mimimi" :( mas vou dar uma chance o/

      Muito obrigada <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir