15/02/2013

Os três livros que mudaram a minha forma de ver e viver a vida.



É certo que nós, bookaholics, conservamos a leitura como um hábito de dia-a-dia. Claro que quando abrimos um livro, na maioria das vezes não esperamos que este possa mudar a nossa forma de pensar, viver e até agir, mas de vez em quando damos de cara com uma leitura capaz de nos acrescentar um aprendizado maior do que o esperado. Os três livros que você está prestes a ver, foram os que me proporcionaram esse aprendizado extra.

Quem não conhece o clássico infanto-juvenil que tem como protagonista uma garotinha órfã capaz de encantar todos à sua volta? Comigo não foi diferente. Durante a leitura de Pollyanna, aprendi a ser mais positiva, ver o lado bom das coisas. Eu não era uma pessoa lá muito agradável antes disso, pois sempre ficava irritada ou chateada por qualquer motivo que me aparecesse à frente, mas ao aprender a jogar o "jogo do contente", me tornei alguém melhor e me orgulho disso. Essa humilde personagem também me fez ver que a vida é feita de coisas ruins, assim como de coisas muito boas, as quais de vez em quando estamos mau humorados demais para notar.

É fato que me descobri tributo desde que li Jogos Vorazes, mas a leitura dessa distopia não serviu só como um passatempo para mim. A protagonista, Katniss, me fez valorizar mais o que eu tenho e a minha família, não me esquecendo de praticar mais a solidariedade e o amor ao próximo. Também me tornei mais determinada após a leitura, com menos medo de fracassar em meus objetivos, pois a personagem teve todos os motivos do mundo para desistir de tentar sobreviver, garantir a liberdade para seu povo, salvar seus entes queridos e não o fez. Outra coisa na qual Suzanne Collins me fez pensar, foi no estado político brasileiro. Passei a ter mais vontade de prestar atenção nas atitudes de quem está regendo nosso país, para votar com clareza, quando estiver na idade.

Eu já esperava aprender algo com esse romance na hora em que comecei sua leitura, pois já tinha visto sua adaptação cinematográfica - a qual recomendo muito, pois considero como a melhor adaptação para as telonas que já assisti - e me emocionei muito. Tanto Sayuri, quanto a menina Chiyo me ensinaram valores imprescindíveis, aprendi a ter fé, esperança, determinação e paciência, acima de tudo. Me emocionei muito com a trajetória da gueixa e tive a resolução de que se ela conseguiu atingir o seu objetivo de vida, eu também tenho muitas chances de conseguir atingir os meus. Mesmo quando levo "não"s na cara, sou recusada e colocada pra baixo, me lembro da história de Chiyo e me coloco para cima na hora.

Não vejo maneira melhor de terminar esse post, do que recomendando os três livros acima. São livros que eu recomendaria para um leitor iniciante, na seguinte ordem: Pollyanna para crianças, Jogos Vorazes para adolescentes e Memórias de uma Gueixa para adultos. É claro que se você não quiser seguir, leia a vontade, é só uma sugestão minha de público. Agora, eu garanto que as chances de você se emocionar com todos eles são muito grandes.

Blogs que participaram do projeto:

- Juh Claro
- Na Cabeceira da Cama
- Revista Innovative
- Passaporte Literário
- Tagarelando
- Mariana Pereira


24 comentários:

Comentários
24 Comentários
  1. Pollyanna é muito bom, muito bom mesmo! É um dos meus favoritos e foi uma leitura encantadora. Acredito que deveria ser obrigatória, até... Jogos Vorazes eu não vou nem comentar!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!

      Conservo a mesma opinião, fiquei fascinada por esse clássico <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Acho que toda menina leu Pollyanna!
    Adorei o projeto!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rizia!

      Sim, concordo com você! *-*

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Olá!
    Antes de comentar sobre os livros, queria dizer que me impressionei com a sua escrita. Não sei se você ainda tem catorze anos, mas, se ainda for esta a sua idade, parabéns!
    São poucas as pessoas (de 14, 20, 30 anos) que escrevem de maneira tão correta.
    Quanto aos livros... Me envergonho em dizer que ainda não li Pollyanna e este já é o segundo dos blogs participantes em que vejo este livro sendo citado.
    Jogos vorazes abriram as portas para diversas distopias e ascendeu em muito leitores a sua mesma curiosidade em saber mais sobre o mundo onde vivemos.
    Memórias de uma Gueixa - Esse livro já entrou e saiu da minha meta de leitura incontáveis vezes. Acho que o fato de assistir ao filme ANTES da leitura me desestimulou um pouco.

    Adorei seus livros e, novamente, parabéns!
    Beijos

    Isabela Souza
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela!

      Ah, meu Deus, me sinto lisonjeada com o seu comentário <3 logo hoje que eu estava me sentindo incomodada com a minha escrita... Me fez ganhar o dia!

      Fora que eu estava passando pelo seu blog hoje e adorei, pois tem uma identidade incrível, parabéns!

      Leia Pollyanna, vale super a pena. Também acho que Jogos Vorazes foi o abre-alas das distopias, assim como Crepúsculo motivou as editoras a publicar mais do jovem adulto sobrenatural! Recomendo muuuuito Memórias de uma Gueixa, li na mesma situação com você e a leitura foi muito prazerosa.

      Muito obrigada, sério mesmo!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
    2. Sinta-se, merecidamente, reconhecida pela sua forma de escrever. Você não imagina o quanto é raro encontrar alguém tão cuidadosa em expor suas opiniões em um correto português.
      Também concordo com o Crepúsculo ter sido o grande "abre alas" para a literatura juvenil sobre natural. Acho até que ele estimulou mais a leitura entre os jovens - mesmo que alguns tenham lido apenas para criticar.
      Obrigada pelo elogio ao blog. Foi muito "sangue e suor" para deixar o layout do modo como eu queria e mesmo que ainda não esteja tão perfeito quanto ao que eu imaginei, estou tentando deixá-lo o mais próximo disto.
      Tomara que você consiga publicar logo seu livro.
      Parabéns, novamente.

      Beijos
      Isabela Souza
      www.passaporteliterario.com

      Excluir
    3. Eu estou sempre procurando tomar cuidado mesmo, porque sei o quanto é desagradável entrar em um blog cheio de erros de português :\

      Por nada! Realmente gostei da identidade que você adotou para ele e adorei o layout, parabéns!

      Estou trabalhando nele o quanto que posso, espero que possa sair logo o/

      Muito obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Olá
    Infelizmente, destes três acima só li Jogos Vorazes, do qual gosto bastante!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!

      Poxa... Mas vale a pena dar uma chance aos outros dois, são muito bons!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Pollyanna é realmente um livro para não esquecer... O jogo do contente realmente é o melhor jogo que há! Sem contar a doçura da menina :)

    Bjins
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabby!

      Super concordo contigo, Pollyanna é muito marcante!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Me arrependi amargamente por não comprar As memórias de uma gueixa por 9,90 na americanas e hoje está 44,90. Éeeegua! (Desculpa a expressão, sou Paraense hahá)
    Jogos vorazes, com absoluta certeza toda a trilogia faz vc repensar no mundo e em si mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lú!

      Cara, eu ainda estou super triste por esse livro não estar abaixando mais, quero dar um exemplar de presente para a minha amiga :( a sorte foi que eu aproveitei a tempo, pois estava pensando em enrolar e comprar depois, olha aí!

      Com certeza. Ainda que você não goste da trilogia, a mensagem que a autora traz vai te fazer refletir.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Super show o projeto.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!

      Fico feliz que tenha gostado ;)

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Amei o projeto!!
    Ainda não li Memórias de uma Gueixa e nem vi o filme, mas tenho muita vontade, quanto a Pollyanna só li aquela versão pra crianças sabe? Quando era pequena! Mas mesmo sendo pequena o "jogo do contente" me marcou muito. Concordo com você em relação a Jogos Vorazes, também fez com que eu valorizasse minha família e minha vida! Amei suas escolhas
    beijos
    http://www.pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!

      Poxa, vale muito a pena tanto ler o livro quanto assistir o filme, ambos são muito bons! Eu li a versão traduzida se não me engano, pelo Monteiro Lobato :)

      Fico feliz que tenha gostado das escolhas!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Oi,Natalia!
    Eu não conhecia o projeto e achei bem interessante a ideia. Dentre os livros citados eu gostaria de ler Pollyanna. Já li algumas resenhas bem positivas em relação ao livro. Já o adicionei à minha lista de desejados.
    Acho bem legal essa postagem. Eu ficaria bem indecisa para escolher quais livros mudaram a minha vida de alguma maneira.
    Bjs!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilda!

      Pois é, eu também não o conhecia até a Camille me apresentar. Também achei a iniciativa muito legal :)

      Pollyanna é um livro maravilhoso, te incentivo a ler. Fico torcendo para que você goste tanto quanto eu!

      Foi bem difícil escolher os três livros que me mudaram, mas depois de pensar bastante, acredito que fui bem sucedida, rs.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Seu post tá ótimo! Projeto muito legal esse.
    Acredita que nunca li nenhum desses livros? Parece que histórias famosas literalmente fogem de mim! Haha
    Mas quero muito ler.
    Aaah, e, concordando com o outro comentário, sua escrita é muito boa mesmo. É como eu sempre digo: idade nunca é identidade, mesmo que ela contribua. Às vezes é um alívio muito grande (alívio mesmo) em visitar um blog dentre TANTOS que conheço por recados no Skoob, divulgando ou com aquela "troca": "Segui. Segue de volta?"

    Ah, esse post me fez pensar se tomo o que aprendi num livro para a prática, e conclui que não, infelizmente. Quando comecei a ler, nem reparava o que a história que eu lia ensinava; só agora que virei blogueira (mais precisamente depois que vi uma blogueira dizendo num post que costuma observar a lição de cada livro) que vejo o que cada um deles pode me agregar. Mas tomar para a prática que é o difícil. Parabéns por conseguir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      Menina, eu também achei! Estou adorando participar das postagens coletivas do Beletristas...

      Nunca leu? Então leia, ao menos um deles. SUPER INDICO!!

      Own, muito obrigada *-* pois é, acho que para a pessoa ter uma noção legal da escrita e aprender a lidar bem com as palavras, basta que ela queira e se esforce, independente de ser natural ou não.

      Poxa :\ eu sempre agrego os ensinamentos que recebo dos livros à prática, desde pequena! É meio que uma relação que eu tenho com as obras que leio... Não sei de onde veio isso, rs.

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  11. PUTZ, MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA É PERFEITO! Ele entraria fácil para a minha lista também, assim como Jogos Vorazes - por toda a crítica em torno da história que me fez pensar (e muito) no mundo atual. Memórias de uma Gueixa é lindo, delicado e muito sensacional - amor acima de tudo, que guia, que conquista e que ultrapassa até a guerra. Incrível!
    http://revistainnovative.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camille!

      E não é? Eu amo Memórias de uma Gueixa, já até perdi a conta de quantas vezes eu assisti o filme, de tão boa que a adaptação ficou. Jogos Vorazes é outro livro pelo qual me apaixonei cuja adaptação ficou digna!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir