14/11/2013

[Resenha] A Agenda



Autor: João Varella

Editora: Novo Conceito
Páginas: 238

Preço: 19,90 na Saraiva

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo...


Confesso que não tinha tantas expectativas quanto a A Agenda, quando o livro chegou aqui em casa e eu me propus a colocá-lo no alto da pilha de leitura de cortesias da Editora Novo Conceito. Como na escola faço curso técnico em administração, acabei me interessando pelo livro, no qual a protagonista trabalha com marketing em uma holding. Eu só não esperava que fosse me surpreender tanto.

Vou confessar aqui que não curti o design da capa do livro. Achei que ficou um tanto artificial, podia ter sido melhor aproveitada. A diagramação ficou bem séria, mas razoável e eu gostei do enquadramento do texto, fonte e espaçamento que foram atribuídos ao livro. A revisão do mesmo ficou impecável, o que é um ponto super positivo para a Editora Novo Conceito.

Sandra é uma workaholic que trabalha com marketing em uma holding bastante conhecida. Obcecada por seu trabalho, ela deixa de lado a sua vida afetiva constantemente e mal consegue falar com sua filha, que está fazendo intercâmbio e não parece querer muito contato com a mãe. De cara já conhecemos o perfil da protagonista: durona, autoritária, perfeccionista e muito organizada. Em suma, A Agenda nos mostra o quanto uma vida pode ser mudada por interferência de um simples acaso.

Este é um livro que pode ser lido em uma tarde ou duas. João Varella me conquistou pela escrita gostosa e leve, digna de ser acompanhada na companhia de um cafézinho e cookies com gotas de chocolate. Voei por entre suas linhas e tive o prazer de terminar a obra em menos de um dia, mais chocada do que acreditava estar. Não é todo o dia que você encontra um autor capaz de saber escrever tantas guinadas bem feitas, afinal de contas.

As personagens que encontramos durante a leitura tem atitudes tão corriqueiras que você pode até enjoar um pouquinho. Não cheguei a me identificar com nenhuma delas e acho até que teria desistido da leitura, se não fosse o meu curso de adm, que me impulsionava para aprender um pouco mais sobre a tal área de marketing. E acabou que eu aprendi mesmo. Não sobre marketing, especificamente, mas como funciona um ambiente de trabalho, coisa que eu vivo repassando em aula e algum dia vou ter que vivenciar.

Implícitos na narrativa entram em cena os tais fofoqueiros, interesseiros, competitivos e pressionados, personagens da área administrativa dos quais meu professor tanto fala. Gostei muito de encontrá-los e poder saber como a coisa funciona em geral, o livro me deu uma ideia boa de como vai ser a minha vida como estagiária (que aliás, começa ano que vem).

A trama é simples, porém, muito bem elaborada e construída. Só achei que faltou algum elemento que saísse um pouco do cotidiano e conquistasse mais o leitor durante a história. Eu senti muita vontade de abandonar o livro, sério. Não que tivesse sido ruim e tal, é que eu gosto de ritmos mordazes. Do meio pro fim, a história se torna difícil de deixar de lado, mas até que eu chegasse lá... Bem. Digamos que o autor prendeu a minha atenção à sua escrita e seu jeito de apresentar os personagens, mas o livro em si já é outra história.

Também gostei bastante da visão sob perspectivas que João nos permitiu ter em sua obra. Achei essencial que certos personagens tivessem seus olhares apurados aqui, uma vez que o desenrolar da trama não teria sido o mesmo sem aquelas visões. Fora que né, deu pra conhecer melhor aqueles secundários que ficavam um pouco de fundo, mas que de repente, não estavam tão no fundo assim... Enfim, considerem esse livro como uma caixinha de surpresas.

E é isso, pessoal. Como é um livro bem curtinho e simples, não tenho muito mais a falar dele aqui. E também né, se eu falar mais alguma coisa, pode ser que acabe entregando a história toda, então... Não foi um livro que eu gostei muito. Ok, eu me senti verdadeiramente idiotizada ao seu final, mas não foi uma história que me prendeu e não me trouxe qualquer tipo de ensinamento que vou guardar pra vida toda. Mas isso não significa que esse não seja um livro bom. É claro que é. Pode ser que você goste mais do que eu, mas eu apenas te recomendo ler se você for do tipo que está estudando administração e tem interesse na área, porque aí é certeza que pelo menos um pouquinho você vai gostar.


2 comentários:

Comentários
2 Comentários
  1. Olá Natalia!
    Eu acho que não gostaria muito do livro, assim como você...
    Não gosto muito de livros que não nos ensinam nada, e também não nos entretêm a ponto de ficarmos lembrando do livro por um tempo ao menos, rs.
    Sua resenha ficou maravilhosa!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Até que esse livro me ensinou uma coisa sim, mas não posso falar o que é para não dar spoiler ><

      Muito obrigada!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir