16/12/2013

Meus hábitos de leitura preferidos!



Todo leitor que se preze tem hábitos de leitura. Ou vai dizer que você é uma estátua de pedra e fica parado enquanto lê? Foi o que eu pensei. Hoje resolvi listar os meus hábitos preferidos, aqueles que eu mais gosto de vivenciar enquanto estou lendo (a.k.a ritual sagrado). Espero que gostem e talvez, se identifiquem.

1. A escolha


Quem não gosta de escolher a próxima leitura? Eu amo. Adoro passear os dedos por lombadas que ainda não me dizem nada e ler sinopses por tempo indeterminado até que tenha o meu escolhido em mãos. Mesmo que as pilhas enormes de leituras ainda não realizadas seja deprimente, é um momento crucial para todo leitor, uma vez que uma boa escolha pode gerar bons momentos de leitura, ao passo que se o tiro sair pela culatra, a ressaca literária é garantida na certa.

2. Cheirar livros


Atire a primeira pedra quem nunca parou para cheirar o livro antes de começar a ler! Garanto que todo mundo já fez isso pelo menos uma vez na vida. Sou viciada no cheiro dos livros, é quase um caso para reabilitação! A cada nova leitura, preciso passar as páginas perto do nariz para sentir o cheirinho de livro novo, ou dependendo da situação, velho. E se você nunca sentiu o cheiro de um livro (seu anormal!) recomendo que pare de ler esse post agora e vá correndo procurar um exemplar para cheirar. Falo sério.

3. O marcador


Tem pessoas que confeccionam os seus, ou então pegam a famosa etiqueta-que-não-é-etiqueta de roupa. Tem gente que não tá nem aí e coloca qualquer bobeirinha entre as páginas só pra não perder o fio da meada, não se importando se o livro vai sujar ou não. Existem até aqueles românticos que enfiam tudo o que for pétala nas páginas para lembrar da pessoa amada improvisando aquele vodu básico, pro cheirinho da flor impregnar ou só esperando que o livro fique mais bonitinho. Não, meus queridos, eu não estou entre nenhum desses grupos.

A blogueira que vos fala simplesmente tem caixas e mais caixas com vários desses cartõezinhos estreitos (a.k.a marcadores) em cima do armário. Podem até me chamar de louca, mas eu faço uma seleção meticulosa para achar o marcador da vez. Sou dessas leitoras mega frescurentas que precisam combinar o marcador com a capa, fonte e tipo ilustração. Prazer, Natalia.

Tá bom, muitas vezes eu simplesmente abro um saquinho, pego qualquer marcador e et voilá, vamos começar a ler. Mas sempre que eu tenho tempo, gosto de sentar para escolher um cartãozinho de papel que seja corresponda a todas as minhas expectativas, ainda que minha coleção de marca-páginas seja capaz de encher caixas e caixas dessas enviadas pela Novo Conceito.

4. Conversando com o livro ou o ato de parecer uma maluca psicótica


Meu nome é Natalia Leal, tenho quinze anos, sou carioca e atualmente passei para o segundo ano do ensino médio, conjunto com um curso técnico em Administração de Empresas. E eu falo enquanto leio. Falo? Bem, não vou estar mentindo se contar para vocês que a situação é bem mais complicada do que uma palavrinha aqui e outra ali. Eu grito. Choro. Berro. Me apavoro. Sou capaz de roer minhas unhas até o sabugo e até jogar o livro no chão em casos mais graves. E não estou disposta a mudar, nem um pouquinho.



Já fui taxada de estranha muitas vezes por estar rindo "sozinha" ou reclamando baixinho de alguma coisa. Eu não consigo controlar! Sempre que me indigno com alguma coisa, me deparo com uma situação que me deixe ansiosa ou simplesmente leio uma sacada genial, preciso demonstrar. Tá, em parte isso acontece porque eu sou bem escandalosa, não consigo ficar sem demonstrar o que sinto na maioria das vezes, o que só piora as coisas. Quando eu digo que gesticulo, grito, faço e aconteço, é porque é mil vezes pior do que o que vocês imaginam, sem brincadeira.

E não importa o que digam, eu sou feliz assim. BEIJOS!

5. As anotações


Esse é um dos maiorais, tiro o chapéu pra esse hábito. É um saco interromper a leitura pra anotar algum quote emocionante ou pontuar alguma coisa que seria legal escrever na resenha, mas é muito bom terminar de ler o livro e ter, eternizados em um bloquinho/caderno/folha de papel comentários sobre a leitura mais recente. Meus amigos até acham engraçado quando me vêem anotando alguma coisa e depois folheiam o bloquinho em questão, que sempre está lotado de anotações.

Você não precisa ser blogueiro ou resenhista para começar a fazer suas anotações, é sempre bom manter alguma recordação sobre o livro que você andou lendo, ainda que sejam só rabiscos tipo "pipoca", "uou, que atitude maravilhosa (página 360, linha 3)" ou um quote qualquer. É um hábito super saudável que eu recomendo a todos!



6. Música, maestro!


Eu tenho uma relação muito forte com a arte, não sei se vocês já sabem. E claro que com a música, uma de suas vertentes, não seria diferente. Como sou bailarina, a música meio que corre nas minhas veias desde que pisei numa sala de ballet pela primeira vez e os meus hábitos musicais acabaram se infiltrando nos meus momentos literários.

Apresento a vocês, o meu hábito de criar playlist para livros! Acredito essa mania não deve ser estranha a alguns, já que qual é, é muito difícil ler um livro e não lembrar de pelo menos uma letra/ritmo de uma musiquinha conhecida. Nem que seja um hit nada a ver que você escutou na rádio de manhã. Quando as páginas viram e eu não tiro aquela música de fundo da cabeça, a coisa já está feita: ela entrou para a trilha sonora da minha leitura do momento. Aí a fatalidade é aquela, sempre que escuto determinadas músicas, lembro de cenas que aconteceram em livro x. Acontece!

7. Debate


Quando estou lendo um livro que gosto muito, é impossível controlar esse hábito de indicá-lo para milhões de pessoas, até que eu encontre uma que seja capaz de satisfazer a minha vontade de debater a respeito do livro. Eu fico insana, sério! A coisa é bem pior quando me prendo a um livro que quase ninguém conhece, eu dou o melhor de mim para torná-lo conhecido rapidinho (pelo menos entre as pessoas com quem mantenho contato). O meu ápice foi fazer com que boa parte do meu grupinho de amigos lesse Sob a Redoma, obra do rei Stephen King, que tem mais de 960 páginas e uma trama absurdamente maravilhosa.

8. Listar as próximas leituras


Ah, vai? Quem nunca deu uma de vidente e quis prever que livros estaria lendo depois da leitura atual? De vez em quando, gosto muito de selecionar alguns títulos que combinem com o meu espírito literário momentâneo e os empilho, com o intuito de devorá-los um a um. Tudo bem que não é sempre que dá certo (até porque eu não tenho cara nem talento pra trabalhar com produtos esotéricos), mas a seleção sempre costuma ser divertida.



E é isso, pessoal! Caso vocês tenham se identificado com o post, peço que comentem dizendo com que tópicos se sentiram mais familiarizados.

See ya!




Fotografia por: Ricardo Veloso.
Contate por meio da FineArtPhotografie!

Livros que aparecem nas fotos:
Dias Melhores Pra Sempre, Maurício Gomyde
Quero Ser Beth Levitt, Samanta Holtz
Até Eu Te Encontrar, Graciela Mayrink
Guardians, Luciane Rangel
Ser Clara, Janaina Rico
Simplesmente Ana, Marina Carvalho
João & Maria, Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara


22 comentários:

Comentários
22 Comentários
  1. Tenho a maioria desses hábitos tbm ashuash e também tenho mania de ler a ultima frase antes de ler - mas não faço isso quand são séries porque ai é chato - tbm não leio resenhas antes de coemçar ou comprar o livro, NUNCA, mas não tenho nenhum marcador ;(

    amei os posts e as fts rsrsr

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaah!

      Isso é quase um pecado! HUAUHHUAHUAHU não faço mais isso não, já sei que a retribuição vai vir em forma de spoiler.

      Gente, você não lê resenhas? Eu costumo fazer muito isso, porque me deixa preparada para a leitura e tal, rs. COMO ASSIM VOCÊ NÃO TEM NENHUM MARCADOR? :O

      Fico feliz que tenha gostado <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. tenho a maioria dessas manias, principalmente cheirar livros, mas essa de ler a ultima frase não.... Não gosto, isso me deixa angustiada o/ kk
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Cheirar livros é um hábito que já é automático kkkkk não resisto.

      Same here! Não gosto de ler a última frase para não pegar spoiler :3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Nossa Natalia me identifiquei muito com você *-*
    além de ter todas essas manias, amo cheirar livros, marcadores, rir sozinha quando tem alguma frase boba, também sou apaixonada pela arte <3
    Te vejo lá no blog, bjs!

    http://blogvermelhovintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meninas!

      Jura? Poxa, que bom! Muito legal saber que tem gente no mesmo barco que eu, hahahaha (já sei que não sou doida, tá vendo?)

      Ô coisa boa! Ser leitor cheio de manias é tudo de bom, né mesmo?

      Pode deixar que vou aparecer por lá o/

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oi!

    Gostei do post, =D
    Tenho o hábito de cheirar, mas só os novos, rsr.

    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gladys!

      Fico feliz que você tenha gostado, fiz o post com muito carinho! ;)

      Por que não os velhinhos? Eles tem um cheiro muito bom também, rs. Chega até a ser viciante!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oi Natalia,
    Ah que fotos lindas e ótimo post.
    Faço a maioria das coisas citadas, incluindo colecionar marcadores hahaha
    Escolher a próxima leitura é bem difícil, demoro demais plmdds.

    P.S: HAHAHA aquela cena da foto de Sobrenatural, filme, foi uma das poucas que me assustei. Confesso que eu esperava mais do filme.
    Jogos Mortais 1 tem o melhor final de todos, adoro mesmo.

    Eu acho que sinto mais medo em filmes de espíritos porque a maioria é baseado em fatos reais HAHAHAHAHA

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!

      Muito obrigada, o fotógrafo que tirou é muito bom mesmo <3

      YAY, mais uma testemunha de que eu não sou doida! HAHAHAHAHA

      Nem diga, menina, morro de medo só de pensar na imagem :'(

      Eu sinto mais medo de filmes de espíritos porque sou espírita mesmo, aiaiai.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Nossa, você tem um ritual de leitura muito grande! haha' eu costumo cheirar livros tbm, sabe, é meio que inevitável, eu ri muito com seus comentários, kkk ótimo post. Beijos, Giovana.

    About Girls.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana!

      Simm, meu ritual de leitura é algo que eu prezo muito <3

      Acho que basicamente todo leitor curte cheirar um livro, né? É muuuuito viciante.

      Fico feliz que tenha gostado, de verdade!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Muito legal o post.
    Me identifiquei bastante, principalmente nas anotações.
    Para eu não parar a leitura, vivo encaixando marca página no livro, para depois anotar.
    Sou doida! hahaha

    Beijos, Thaysa Rocha.
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaysa!

      Obrigada! Fico muito feliz que você tenha se identificado, já que esse foi o objetivo do post ;)

      Sou assim também! Ou é marca página ou é post-it. Mas relaxa, isso só prova o quanto (como eu) você não é doida! HAHAHAHAH

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Me identifiquei com escolher os livros e listar as próximas leituras..rs adorooo! Achei mtoo legal isso das anotações, nunca pensei nisso..achei bacana, vou tentar fazer tb rs.
    bjs!
    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata!

      Também adooooooro! Sou apaixonada por ficar admirando as lombadas, hehe.

      Anotações são vida! Minha memória é fraca de vez em quando e eu sempre acabo esquecendo alguns detalhes que quero pontuar nas resenhas, rs. Tenta mesmo, você vai curtir.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Curti bastante as fotos, pensei que você quem tinha tirado sozinha e já tava "oh my god", mas depois vi o crédito pro fotógrafo no final, hehe. Gostei muito dos seus hábitos de leitura, gosto muito de fazer anotações, mas quando a leitura tá simplesmente perfeita que não dá pra parar eu pego o iPad e tiro uma foto da página. Outro hábito que comecei a desenvolver é o de marcar o livro... já fui bem materialista, etc... mas comecei a dar uma chance pra marcação de livros e não ter medo de deixar a relação entre meus livros e eu bem mais pessoal. Sei lá, se um dia meus filhos forem ler meus livros eles vão abrir na página tal e pensar "olha que foda isso aqui que o papai marcou no livro", haha.

    Um abraço,
    oepitafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elder!

      Sim!! Gosto muito de trabalhar com ele, ele é muito bom x)

      Yay, fico feliz que você tenha gostado!

      Ainda que tenha essa possibilidade dos meus filhos lerem minhas marcações e tal, não consigo deixar de pensar na página que seria marcada se eu fizesse isso :(

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. Olá Natália!
    Me identifiquei muito com o seu post!
    Eu vivo cheirando as páginas dos meus livros, amoo escolher o próximo livro, tenho uma mega lista de leituras.. Quando o livro é emocionante, fico sem unhas de tanto nervosismo, rs.
    Parabéns, você escreve super bem!
    Virei fã e já estou seguindo o blog!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero a sua visita (:

    beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!

      Oba! Esse era o objetivo <3

      Sou dessas!!! Surto muito quando estou presa no clímax de um livro, sou dessas hahahaha

      Muito obrigada! Pode deixar que vou aparecer por lá.

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  11. Aaaaaaahh, também combino os marcadores com a arte do livro ;______; Tipo, eu pensei que eu era a única louca que fazia isso - e o pior é que eu tenho pouquíssimos :'(
    Eu costuma anotar sobre minhas leituras especialmente para as resenhas, mas parei de fazer por preguiça ~~ Mas acho que voltar a ter esse hábito, porque não gosto de esquecer detalhes.
    O tal debate não é comigo, porque tenho poucos amigos leitores e não consigo incentivar os outros - apesar de que duas amigas minhas COMEÇARAM a ler recentemente depois que emprestei uns romances pra elas; vamos ver se não dão pra trás.
    Não listo minhas futuras leituras justamente por conta de meu estado de espírito; ele tem a mania de mudar constantemente, rsrs
    Amei o post e as fotos estão lindas!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      NÃO! HAHAHAHAHAHA faço isso também, aliás, sou muito adepta a esse tipo de coisa... Perfeccionismo é comigo mesmo!

      Então, aqui acontece a mesma coisa, mas quando eu tenho preguiça eu anoto no celular mesmo e vamos que vamos!

      Comigo rola de vez em quando, porque eu criei costume de dar livros de presente para os meus amigos que costumam ler, daí já viu.

      Sou dessas, mas ainda assim, tento bancar a vidente!

      Muito obrigada, fico feliz que você tenha gostado <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir