07/03/2014

[Resenha] Fale!



Autor: Laurie Halse Anderson

Editora: Valentina

Páginas: 248

Preço: 19,40 na Fnac

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2013











Sinopse: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.

E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?


Esse foi o primeiro livro que representou a minha quedinha pela feirinha situada perto do meu trabalho, em uma das saídas do metrô (a.k.a saída da tentação), onde vários vendedores se reúnem com pilhas gigantes de livros a venda por diversos preços. Eu tinha prometido que não ia comprar nada tão cedo, mas antes mesmo de receber o meu primeiro salário, parei ali durante a hora do almoço para dar uma olhadinha e inocente e... Acabei voltando para a minha seção com um livro semi-novo debaixo do braço. Eu já estava esperando muito da leitura, visto que tinha ouvido pessoas de confiança falarem bem da obra, o que deu resultado a expectativas extremamente altas.

A diagramação da Editora Valentina ficou uma gracinha, trazendo um clima leve em contraste a história densa que Melinda tem para nos contar. A capa tem um significado que dá para se descobrir durante a leitura e a tipografia providenciada pela editora ficou muito agradável. Foi a minha primeira experiência com algum livro da Valentina e para mim, foi bem proveitoso. Já sei que posso comprar livros da editora sem ter problemas, em um futuro próximo.

Melinda é uma estudante prestes a ingressar no primeiro ano do ensino médio, mas que não está tão empolgada para isso. Após ter acionada para a polícia durante uma festa badalada, ocasionando a prisão de alguns estudantes que se encontravam por lá, a menina não está exatamente rodeada de amigos. Na verdade, mesmo que ninguém saiba o que realmente aconteceu na festa, as pessoas a ignoram e desprezam, fazendo piadas e a colocando em situações constrangedoras sempre que possível.

É acompanhada pelas inspiradoras aulas de arte que Melinda enfrenta seus demônios, ao mesmo tempo que desafia o leitor a descobrir o que lhe aconteceu. Deixando-se levar pela recusa de seus amigos, Melinda se fecha a ponto de descuidar de suas notas e deixar de falar, se permitindo apenas a pensar, na maioria das vezes. Para que o mistério possa ser desvendado e saibamos o que aconteceu com a garota, é preciso que ela se liberte de seu passado e Fale!

Mal comecei o livro e já comecei a chorar. Nas primeiras páginas, dei de cara com uma nota da autora e um poema feito a partir de trechos de cartas enviadas por leitores de todo o mundo. Foi impossível não deixar as lágrimas escorrerem diante da triste realidade de tanta gente sendo representada de forma tão crua e direta. Claro que esse foi apenas o início do que eu tive de enfrentar a seguir, eu só não sabia disso.

Laurie Halse Anderson nos guia através do livro com uma narrativa em primeira pessoa, do ponto de vista de Melinda e com o auxílio de uma escrita simples e carregada pelas emoções da mesma. Conseguem imaginar mais ou menos o que eu quero dizer? Cada passo da personagem é descrito de maneira leve, sem sobrecarregar o leitor com informações muito descritivas, mas ao mesmo tempo, situando-o na história. Durante a leitura, me senti como se fosse a única confidente de Melinda e não pude evitar a identificação forte com a personagem, que me levou a grandes pausas para secar lágrimas e conter soluços.

Ao longo de toda a minha trajetória como leitora, acho que nunca cheguei a me identificar com uma personagem a esse ponto. Melinda tem medos e inseguranças, mas não deixa de ser sarcástica e incrivelmente direta... Como eu sou, algumas vezes. Num todo, a protagonista é bem complexa e palpável, uma personagem muito interessante de se acompanhar e alguém por quem eu torci muitas vezes, não só por me identificar.

As questões trabalhadas no livro vão além do que a personagem principal está passando. É em minha opinião, uma obra que deveria ser incluída nas escolas do nosso país, por abordar o medo perante à inclusão social, distribuição de grupos e panelinhas, dentre muitos outros assuntos presentes na esfera social que compõe o ensino médio.

Uma coisa que eu achei interessante e que me aproximou bastante da personagem, foi o fato de além do livro ser dividido em partes (de acordo com o período de exames estudantil), ser subdividido de acordo com o que Melinda passava, seja na escola ou até mesmo, em casa. Como a personagem é muito criativa, vide sua habilidade em artes, foi muito legal acompanhar cada subdivisão.

Os personagens secundários são, basicamete, segundários. Por assim dizer, quero demonstrar que eles não são tão desenvolvidos (não que isso tenha sido necessário). Sobre eles, só sabemos o que Melinda nos conta, já que o foco da história está totalmente virado para ela. E mesmo não sabendo tanto, a imaginação da garota nos dá uma base muito boa de como as pessoas são, outra característica que apreciei muito nela.

Em geral, Fale! é uma obra e tanto. Não falarei tanto de sua trama, pois tenho medo de dar algum spoiler, mas é uma história digna de ser contada e ouvida. Falando sobre superação, amadurecimento e aprendizado, o livro me tocou de uma maneira que não acontecia há muito tempo e eu mal posso honrá-lo com essa resenha, mas convido vocês a apreciarem essa leitura magnífica, na companhia de Melinda. Sem dúvida, mais um favorito!


16 comentários:

Comentários
16 Comentários
  1. Oi Natalia, como vai?

    Até hoje li apenas um livro da autora. Garotas de Vidro! e apesar de não ter curtido muito, fiquei interessado pelo modo em como ela narra. Agora que li sua resenha já sei qual livro irei procurar para tentar voltar a ser amigo dela. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Sou doida para ler Garotas de Vidro, parece ser muuuuuito bom! ♥

      Isso mesmo, vá em frente. Esse livro é ótimo!

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oie! Esse livro parece ser bom, mas ainda não tenho vontade de ler ele!
    Bjs, me segue? se ja segue igonora e comenta por favor nessa resenha ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/03/a-aposta-o-jogo-de-seducao-esta-prestes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naylane!

      Dá uma chance pra ele, poxa! Fale! me marcou de um jeito que eu nunca vou esquecer.

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Morro de curiosidade sobre o livro, queria muito comprar e ler, ótima resenha, adooorei.

    Beeeijos
    Comente ;)
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-elevador-16-rodrigo-de-oliveira.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina!

      Leeeeeeeia, é ótimo! Fico feliz que tenha gostado da resenha ♥

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Eu não tinha dado muita atenção para esse livro, mas agora, com essa resenha (escrita perfeita), fiquei intrigada. Quero ler! (Achei que era só eu que comprava em sebo... kkkkk)

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália!

      Muito obrigada! ♥

      Vou te dizer, eu não costumava comprar em sebo porque não sabia se o dono anterior lia no banheiro ou não (morro de nojinho). Só que a partir do momento que comecei a achar livros por lá a preços ótimos, decidi parar de frescura hahahahaha

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Ah, não conhecia Natália, mas vai pra minha lista, até porque faz tempo que não leio um livro "de chorar'.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!

      Yay! Se está procurando por um "livro de chorar", esse é o certo. Logo nas primeiras páginas eu já tinha aberto o berreiro, hahahaha.

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Já faz um tempinho que eu estou querendo ler esse livro, me parece muito bom, e eu gostei muito da sua resenha, espero poder ler essa obra em breve!

    Estou seguindo seu blog!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Andy!

      Fico muito feliz que tenha gostado da minha resenha, é muito bom saber ♥

      Quando conseguir, me conta o que achou? É sempre bom receber um bom feedback.

      Muito obrigada!

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Li esse livro há algum tempo e simplesmente amei <3 Ele é muito delicado, mas forte também, e a Melinda é um amorzinho, queria apenas ser amiga dela! Na verdade, os livros dessa autora me tocam bastante, Garotas de Vidro, por exemplo, é muito angustiante, mas me tocou de uma forma que poucas outras obras fizeram.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bru!

      Ah, eu compartilho da mesma opinião! A Melinda é uma personagem super expressiva, ainda que não fale durante a história. Estou louca para ler Garotas de Vidro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade \:

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Oi oi oi!! Fiquei curiosa nessa leitura, já anotei na minha listinhas de compras .
    Ainda estou na Séria House of Night. Depois passarei para Garota exemplar.:3

    Já segui vc, gostei bastante daqui o/

    Kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!

      Yay, fico feliz! Quero terminar HON também, só não tenho todos os livros ainda. Garota Exemplar parece ser muito bom, depois me conta a experiência? Boa leitura pra você ;)

      Muito obrigada ♥

      Beijão,

      Natalia Leal

      Excluir