16/12/2014

[Resenha] Wonder



Autor: R.J Palacio

Editora: Knopf Books for Young Readers

Páginas: 315

Preço: 41,83 na Amazon

Velocidade da leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2012
August (Auggie) Pullman was born with a facial deformity that prevented him from going to a mainstream school—until now. He's about to start 5th grade at Beecher Prep, and if you've ever been the new kid then you know how hard that can be. The thing is Auggie's just an ordinary kid, with an extraordinary face. But can he convince his new classmates that he's just like them, despite appearances?

R. J. Palacio has written a spare, warm, uplifting story that will have readers laughing one minute and wiping away tears the next. With wonderfully realistic family interactions (flawed, but loving), lively school scenes, and short chapters, Wonder is accessible to readers of all levels.


A primeira vez que ouvi falar desse livro foi durante um café da manhã realizado pela Intrínseca na Bienal do Livro do ano passado. Lembro que uma das meninas do marketing da editora discursou tão bem sobre a obra que eu fiquei encantada, a ponto de querer muito o livro. Passada a correria da bienal, acabei esquecendo da ideia e só fui lembrar de Wonder quando o vi na Livraria Cultura aqui no centro. Lembrando do discurso e do quanto eu queria ler o livro, acabei comprando em hardcover mesmo, para poder experienciar a leitura do texto íntegro.

Preciso falar sobre o quanto a minha edição é encantadora? Capa dura, jacket envernizada e fonte bem grande, adequada aos olhos. Não tenho nada a reclamar dela, pois o trabalho realizado pela editora ficou impecável! Não encontrei nenhum erro na revisão do texto e a preparação ficou ótima. Também adorei o conteúdo extra disponibilizado após o livro, foi uma iniciativa muito legal por parte da editora.

Wonder, ou Extraordinário, como foi traduzido para o português, vai contar a história de um menino muito especial. Seu nome é August Pullman e ele nasceu com uma série de anomalias no rosto que o obrigaram a fazer uma série de cirurgias de correção facial desde pequeno. É por causa disso que com dez anos, ele se sente um pouco acuado quando seus pais pedem que comece a frequentar uma escola particular muito conceituada da cidade onde vive. Agora, ele terá que conviver com crianças de sua idade e lidar com os diferentes tipos de recepção a sua aparência, sejam elas negativas ou positivas.

Falar sobre um livro tão especial é prazeroso, mas ao mesmo tempo muito difícil. Para vocês terem uma ideia, eu mal consigo escrever essa resenha sem deixar escapar algumas lágrimas dos olhos. Vou logo começar dizendo que a autora criou uma história, de fato, extraordinária. Isso não tem como negar nem deixar de citar, pois é fato. Cada elemento inserido por ela nesse livro foi essencial para que o resultado fosse uma obra tocante, leve e palpável.

Seja por seus personagens muito carismáticos e fáceis de se conectar, sua escrita singela e fiel à mentalidade infantil ou pelos detalhes de sua história, R.J Palacio e Auggie me conquistaram de diversas maneiras. O livro é dividido em algumas partes e sua narrativa é guiada pelo ponto de vista de diversos personagens que fazem parte do mundo de Auggie. Dessa forma, pude perceber que o toque especial dado pela autora foi bem simples: o enredo não foca apenas no personagem principal, como na história de vida e nos sentimentos das pessoas à sua volta. Para mim, isso só tornou o livro mais especial, pois pude criar uma conexão com os outros personagens e me sentir totalmente imersa no universo proposto por Palacio.

E não tem como não se sentir conectado a pelo menos um deles. Todos os personagens tem sua razão de ser e características que os tornam únicos. Não tem como deixar de se apaixonar pelo Jack, pela Oli(via) ou até mesmo pelo próprio Auggie. Cada criança é especial e tem sua história para contar, bem como uma mensagem para transmitir. Se tiverem oportunidade, leiam também The Julian Chapter (traduzido como O Capítulo do Julian), uma novela que a autora escreveu sob o ponto de vista do bully do August.

Uma coisa interessante de se observar é que mesmo com apenas dez anos, Auggie encara sua circunstância de maneira diferente. Ele sente o ataque de Julian e sabe que é diferente das outras crianças, mas ao mesmo tempo aceita isso. Não sei como explicar direito, mas ele tem uma maturidade sem igual para uma criança dessa idade. Acho que essa peculiaridade foi ocasionada por todas as coisas que ele já teve que passar na vida, situações pelas quais a maioria das crianças não passam. Dói muito o coração presenciar algumas cenas, mas ao mesmo tempo, outras passagens emocionam demais.

Posso citar como exemplo, as diversas passagens em que R.J Palacio retrata a importância do amor familiar na vida de uma criança. Não acho que ela tenha se referido apenas às crianças com as necessidades do Auggie, mas à todas elas. A família dele é muito amorosa, unida e compreensiva, estando sempre do lado dele quando ele precisa, com todo o suporte, carinho e amor. Achei essencial que a autora tenha destacado isso, pois muitas vezes várias pessoas esquecem como valorizar o amor e carinho dos pais e dos irmãos é importante.

Em suma, tenho a dizer que aprendi muito com esse livro. Dentre todas as lições, a mais importante que a autora me passou foi o valor de ser gentil na maior parte do tempo. Para muitas pessoas, um ato de gentileza ou carinho pode passar despercebido, mas para outras, esse tipo de atitude é algo essencial. Não tenho mais palavras para descrever a forma com que esse livro mudou a minha vida. Repetindo, mais uma vez, é um livro extraordinário e que todo mundo deveria ler. Recomendo muitíssimo, para todos os públicos.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário