07/01/2012

[Resenha] A hospedeira




Autor: Stephenie Meyer

Editora: Intrínseca

Páginas: 590

Preço: 9,80 na Cia dos Livros

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2009







Sinopse: Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


Comprei este livro no meu aniversário de doze anos, em 2010, ao ganhar de presente um vale para as Lojas Americanas no valor de R$120,00. Confesso que comprei porquê gostei da capa, pois as críticas que ouvi a respeito do livro não foram nada positivas. Minhas amigas me diziam que o livro A hospedeira era completamente monótono, e isso acabou levando-o para o fundo da minha lista de leitura. Porém, é gratificante dizer que quando comecei a ler o exemplar, fiquei impressionada.

A história começa com a operação de Melanie, a transferência de uma alma para o corpo humano. Durante o livro, como diz Meyer em sua contracapa, a autora mostra a nós leitores, três diversos tipos de amor. O amor platônico, o amor verdadeiro e o amor pela família.

O romance funciona completamente, e confesso que me peguei chocada ao saber quem seria o par romântico de Peregrina. Meyer não tem o costume de me surpreender em seus romances, sempre achei os casais um tanto previsíveis, mas dessa vez ela me deixou de queixo caído.

Gostei bastante do fato de que mesmo por ser ficção, eu consegui entender tudo o que se passava ali, pois Stephenie explicava cada parágrafo com a maior clareza possível, me fazendo perder o terrível hábito de "boiar" durante a leitura, pois a história me prendeu até o final.

Quando fechei o livro, me pus a refletir sobre o conteúdo que tinha acabado de armazenar na mente. E percebi que me agradou, assim como os outros exemplares que li da autora. Recomendo a quem gosta do gênero ficção científica, mas não a quem não tem paciência de ler romances que demoram mais de cem páginas para acontecer. Pois aí vai achar tudo uma grande enrolação.


1 comentáriocomentários:

Comentários
1 Comentários
  1. Gostei da resenha, tô com o livro em casa e pretendo ler antes de sair o filme. Confesso que não gosto dos outros trabalhos da autora, mas tenho esperança que esse seja bem legal.


    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir