13/02/2013

Mais livros, menos gastos!


Muitos amigos meus me perguntam quantos livros eu tenho, pelo fato de eu trazer diversos deles para a escola. Quando digo que possuo mais de cento e cinquenta obras em minha estante, as pessoas já acham que eu sou rica ou algo do tipo. Sempre trazia meus companheiros para tornar as aulas menos cansativas com a maior naturalidade, até que começaram a me perguntar qual era o segredo para comprar vários livros com tanta frequência.

Como eu atualmente estou trabalhando em viciar os meus amigos na prática maravilhosa da leitura, resolvi postar dicas de como adquirí-los sem gastar muito dinheiro, para que tanto eles quanto vocês, leitores do blog, possam ampliar suas coleções pessoais ao mesmo tempo que economizam.

Conhecendo as lojas virtuais.

O primeiro truque que todo bookaholic consumista deve aprender é onde achar os preços mais acessíveis. Sabe aquele livro que você achou em uma livraria física por quarenta reais, mas não comprou por não querer gastar tanto em apenas uma obra? Pode ser que você o encontre em uma loja virtual pela metade do preço, ou até menos. Sim, eu estou falando sério!

Porém, como nem tudo são flores, é preciso tomar cuidado quando se compra algo pela internet. Existem por aí sites não confiáveis com o objetivo de passar a perna, então é bom comprar apenas em endereços que você já tenha usado ou que alguém de confiança tenha te recomendado. Mas não fique pensando que eu vou te deixar na pista! Aqui deixo uma lista dos sites que eu mais uso e recomendo:

Submarino - > Sempre estou comprando muitos livros por lá. Já tentei contar e localizei mais de vinte livros adquiridos por meio dessa empresa. Os preços são muito em conta, pois por várias vezes a loja conta com promoções ativas nas quais os preços das obras são drasticamente reduzidos - adquiri meu Despertar por míseros cinco reais, dá pra acreditar? - e o frete é bem baratinho, fora que nunca tive problemas com relação a atrasos na entrega e livros danificados.

Lojas Americanas - > Comprei todos os meus livros da Marian Keyes por lá. Eles sempre estão por no máximo vinte reais e com o frete bem baixinho, de tipo, um real ou dois. Pode parecer que o estoque de lá é pequeno, pois quando você entra em uma filial física, não consegue achar mais do que algumas obras da Intrínseca, Arqueiro e uma ou outra edição econômica da Galera Record, mas a loja virtual possui um bom estoque, em minha opinião. A entrega também é rápida e não costuma demorar mais do que cinco dias, fora que nunca tive problemas referentes a livros em mau estado.

Saraiva - > Pessoalmente acho a Saraiva um pouco cara, mas aposto que você concordaria comigo se tivesse ideia de quanto eu pago por meus livros em outras lojas. Mas se for o caso de você querer apostar na segurança dessa empresa tão conhecida e preferir ignorar as duas sugestões acima, não deixo de recomendá-la. Os meus exemplares de Divergente e A Seleção eu comprei na Saraiva Online, por meio de um cartão presente que ganhei no natal. Embora o frete seja um pouco - cinco reais, ao invés de dois - mais caro que o que estou acostumada a pagar, os livros chegaram no prazo estimado pela empresa, todos novinhos e sem qualquer tipo de estrago.

Fnac - > Só realizei uma compra nessa loja e não tenho do que reclamar. Os livros também chegaram no prazo estimado pela empresa e sem danos, fora que fiquei encantada pelo preço deles. Os bebês que adquiri por lá foram os meus exemplares de Sapatólatras Anônimas e O Que Te Faz Feliz, que saíram a 9,90 cada um. O frete tem quase o mesmo valor que o da Saraiva.

Comparando preços.

Agora que você já sabe onde pode comprar livros com economia, é hora de fazer a mágica acontecer. Já tem um livro em mente? Ótimo! Se não tiver, é bom dar uma olhada no catálogo das lojas e buscar um título que te agrade. Assim que souber que obra você deseja o mais rápido possível em sua estante, sugiro que abra as janelas com as lojas com as quais você mais simpatizou e procure pelo título escolhido nas ferramentas de busca.

É simples: o menor preço vence. Mas isso se você só estiver procurando por um preço específico. Pode acontecer de numa dessas, acabar dando de cara com uma promoção imperdível e decida aproveitá-la, como já aconteceu comigo várias vezes. Uma dica legal é fazer uma lista com os livros que você quer e ficar sondando o preço deles por algum tempo se não estiver satisfeito com os atuais, pode acontecer de eles abaixarem com o tempo!

Só para vocês terem ideia, é bem raro eu comprar um livro que não esteja no máximo a vinte reais. Sim, sou muito exigente com relação ao dinheiro que vai sair do meu bolso, pois meu pai vive martelando na minha cabeça as vantagens de economizar. É claro que depende muito de qual livro eu quero, né? Por exemplo, enquanto comprei meu exemplar de Circo da Noite por quinze reais, o meu Sob a Redoma me custou quarenta reais, dinheiro que eu gastei sorrindo, pois estava muito ansiosa para ler o livro. Ou seja, tudo depende do quão grande é a sua vontade de adquirir a obra.

Não confio em lojas virtuais, e agora?

É claro que não dá pra agradar todo mundo e uma boa porcentagem de leitores prefere não comprar seus livros por meio de lojas virtuais, por medo de ser enganado ou ter qualquer tipo de problema. Se você não se sente seguro, não tem problema. Ah, fala sério, você acha mesmo que eu só adquiro livros por meio das lojas virtuais? É claro que a maioria deles eu consegui por aí, mas existem outros meios.

Estou usualmente participando dos sorteios que rolam pela blogosfera literária. Eles estão em todo o lugar: Facebook, Twitter, blogs, canais literários no Youtube.... Você só precisa procurar. Eu mesma já realizei alguns sorteios aqui no Páginas Encantadas e embora seja difícil contar com a sorte e ser bem recompensado, vale a pena tentar. Alguns blogs também listam as promoções que estão ativas de vez em quando, posso citar o Murphy's Library como um deles. No Psychobooks não é difícil de se encontrar uma promoção boa, já que as meninas estão sempre colocando no ar sorteios premiando o vencedor com livros, então vale a pena ficar de olho.

Outro método que eu não uso muito, mas tem quem recorra bastante a ele, é a troca de livros. Leu, não gostou e quer passar pra frente? Há quem queira trocar um livro que seja do seu interesse pelo exemplar que você não tem mais o prazer de possuir. Eu participo de um grupo no Facebook no qual as pessoas anunciam seus livros disponíveis tanto para venda, quanto para troca. Mas outro aviso: é preciso tomar cuidado com usuários que não sejam confiáveis. Como o pagamento é por boleto bancário e não estamos falando de uma empresa, é bom estar sempre atento. Também recomendo que faça questão de saber as especificações quanto ao estado do livro, já que ele pode ser ou não, usado. De acordo com as regras do grupo, você tem todo o direito de requisitar fotos do produto a ser negociado, para que a troca/venda seja mais tranquila e seja possível evitar prejuízos.


Espero que as dicas tenham sido úteis, pois essa é a finalidade desse post. Caso você tenha alguma dúvida, pode deixar um comentário nesse post ou mandar um e-mail para natysleal@hotmail.com, responderei assim que possível!


25 comentários:

Comentários
25 Comentários
  1. Nunca li um tópico interessante como esse, que me despertasse. rsrs
    Querida, eu acabei de visitar a Walmart, tem livros por lá por 4,90, claro, são livros chatos, mas tem um até da Nora Roberts que comprei. rsrs
    Adoro a submarino, mas meus livro as vezes chegam machucados e o frete sempre é caro, por volta de 15,00-20,00. Americanas tbm cobra frete caro pra cá, e a Saraiva não cobra frete desde que eu vá buscar na loja, mas os livros sempre são mais caros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lú!

      Oba! Foi por isso que resolvi postar, sei que é o tipo de post que vários leitores procuram :3

      Eu estou sabendo dessa promoção, só que como nunca comprei nada por lá, não achei válido recomendar uma loja que eu nunca testei, né? É exatamente por isso que várias empresas conhecidas e usadas pelos blogueiros não estão nessa lista.

      Jura? Meus livros nunca chegaram machucados, sempre bem embaladinhos e novos. Nossa, para cá o frete do Submarino e Americanas não passa de dois reais.

      Aqui a Saraiva cobra em média cinco reais, aí não acho que compense tanto, pois de 20 pra 25 reais tem uma diferença...

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Adorei o post! Todas as dicas são bem úteis. Apesar de comprar livros online eu confesso que gosto mais de comprar nas lojas físicas (me arrependendo logo depois ao perceber que o preço online era mais barato, claro) porque eu sempre acho aquele livro que eu provavelmente não notaria se estivesse no site, sabe?

    Tenho que parar com isso, preciso comprar mais livros online para economizar rs'

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!

      Awn, fico feliz que você tenha achado úteis, pois era esse o objetivo do post <3

      Hmmmmm, entendi! Isso quase sempre acontece comigo quando eu visito uma livraria física, mas o problema é não ter tanto dinheiro para comprar o livro, pois geralmente os livros são muito caros :\

      É bom que você já tem as dicas para começar a fazer compras online o/

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Oie :)

    Nossa seu post ficou ótimo viu belas dicas , pois é eu tenho muitos livros e o povo as vezes pensa o mesmo mais sempre estou atras de promoções , você gosta de MARIAN KEYES eu adoro ela kkkkkk , já tenho 7 livros delas e todos comprei por 20 , 30 . Agora quero cheio de charme que não estou achando :( Beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!

      Agradeço pelos elogios, esse foi um dos posts que eu mais gostei de escrever <3

      Marian Keyes é minha autora preferida, também amoooo! Puxa, que inveja branca de você, só tenho dois dos quatro livros que li dela.

      Nossa, jura? Eu comprei cada livro por não menos que quinze reais, rs. Poxa, Cheio de Charme inclusive, achei nas Lojas Americanas por 14,90. Vou ficar torcendo para que você ache!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Oie!
    Adorei saber que a Americanas tem um estoque maior de livros - mais baratos! ^^ Adoro as promoções do Submarino, já consegui comprar dois livros pelo preço de um!
    Beijo, Natália
    http://travessuraselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália!

      Tem sim, sempre estou dando uma olhada no site deles, é muito bom! Eu amo o Submarino, consegui comprar os três primeiros livros da série Hush Hush por 30,00, que é mais ou menos o preço de cada um deles em uma livraria física XD

      Beijos!

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Adorei as dicas, parabéns. Até algum tempo atrás eu tinha muito medo de comprar pela internet, achava que era um bicho de sete cabeças e muito perigoso, mas depois que fiz minha primeira compra, pelo Submarino, vi que era muito prático e seguro. Só comprei na Submarino até agora, mas acho que a Saraiva e a Fenac também são confiáveis e qualquer dia compro por lá pra ter certeza.
    Também participo de tudo quanto é sorteio que vejo pela frente.
    As pessoas do meu colégio também acham que sou rica, mas muitos dos livros que eu levo são de promoção ou parceria. Hahahaha
    Beijos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Stéph!

      Ahh, fico muito feliz que você tenha gostado *-*

      Pode crer, eu também tinha esse medo até fazer a minha primeira compra, que foi um box de Crepúsculo da Lojas Americanas x) agora eu compro pela internet direto!

      Eu não levo tanto livro de parceria, porque não tenho tantas, a maioria é fruto das compras que eu faço, então eles realmente tinham motivos pra achar que eu era rica >.< hahahaha

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Eu não tenho mais de 150 exemplares, mas minha coleção tem aumentado bastante ultimamente. Dicas muito úteis, aliás...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!

      Pois é, eu tinha por volta de uns 50 livros na época em que criei o blog, só pra você ter ideia do quanto esses truquezinhos aumentaram a minha estante x) eu era uma consumidora assídua das livrarias físicas e pra piorar, não sabia procurar pelos estandes de livros em promoção. Ou seja, só saía de lá com livros custando pelo menos 30,00, aí ficava difícil de manter a coleção :\

      Fico muuuuito contente que tenha achado as dicas úteis, escrevi o post justamente para isso!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Oi, Raquel!

    Oba, vou lá ver! :D

    Beijos,

    Natalia Leal

    ResponderExcluir
  8. OMG, seu blogger é muito lindo, parabéns, ótimos texto e dicas senssacionais, muito bom mesmo, vou visitar sempre; <3

    Beijos <3

    http://lagrimasdeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Awn, muito obrigada, seja muito bem vindo! Isso significa demais pra mim <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Adivinha quem eu marquei como favorito ?
    amei a dica . ;)

    beijos

    http://aparatarsz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela!

      Awwwwwwwwn, fico super feliz que tenha gostado. Obrigada por favoritar! <3

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  10. rsrsr ADOREI a postagem!! Pois amo comprar livros RSRS
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!

      Fico feliz que tenha gostado da postagem, eu também amo comprar livros *-*

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  11. Oiiii
    Que super post!
    Tem gente que é por fora dessas lojas lindas mesmo, shuahsuahua
    A Submarino é diva, tanto no preço dos livros quanto dos fretes u_u
    A Saraiva rouba pra caramba. Bons tempos aqueles quando ainda tinha a promo de "acima de 60 reais, frete grátis" *-* Os livros demoram pra ficar num preço bacana e o frete (aqui p/ a Bahia) é um absurdo! Chega a trinta reais ou mais!! parece a Nobel da minha cidade o.O
    Nunca comprei nas Lojas Americanas Virtual (mas no Shopping sim) nem na Fnac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      Que bom que você gostou, fico mega feliz <3

      Com certeza... Meus amigos ficam super pirados quando eu falo que consigo comprar livros a R$10, quando pra mim é uma coisa super normal x)

      Concordo, Submarino está sempre me falindo!

      Nossa, jura? Eu sou do Rio de Janeiro (capital), então pra cá é bem barato... Mas eu não sabia que chegava a ser tão caro por aí :\

      Experimente comprar nessas duas lojas, são muito boas!

      Beijos,

      Natalia Leal

      Excluir
  12. Oi, Natalia!
    Adorei as dicas, mas não sou muito adepta de compras virtuais, pelo Submarino então, passo beeeem longe, pois pra onde eu moro os fretes saem absurdos, praticamente o preço de outro livro!
    Gosto mais do site da Saraiva, já que tem a opção de ir buscar o livro no site e não pagar frete ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops, livro na loja***
      Ah, e esqueci de dizer que adorei o design do seu blog, achei bem clean, mas cheio de personalidade, muito bonito mesmo!

      Excluir
    2. Oi, Lu!

      Muito obrigada pelo feedback. Menina, você já tentou usar cupons virtuais? Eu esqueci de mencioná-los nesse post (olha aí o update que eu tenho que fazer!), mas são super úteis e às vezes zeram o frete de algumas compras (na Imaginarium, por exemplo).

      Beijão!

      Natalia Leal

      Excluir
  13. Oi! As lojas que eu mais uso para comprar virtualmente são o Sub e a Americanas. Já fiz uma troca pelo Skoob e deu super certo, mas não conhecia os grupos pelo Facebook, vou entrar!
    Beijo
    Choque Literário

    ResponderExcluir