09/02/2012

[Resenha] Sonho de uma noite de verão


Autor: William Shakespeare

Editora: Objetiva

Páginas: 108

Preço: 18,90 na Cia dos Livros

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2003









Sinopse: Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas. Na festa, no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a "comédia trágica", que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu Rei e sua Rainha, que disputam a guarda de um menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.

Ação e movimentação, paixões e casamentos, brigas e reconciliações, equívocos e finais felizes. É um Shakespeare muito divertido e nada trágico, um "sonho" originalmente escrito para uma festa de casamento na vida real.

Enquanto estava na casa da minha madrinha, vocês sabem muito bem que não fiquei à toa. Pois bem, quando terminei de ler Perfeitos e não me restavam opções de leituras, tia Adriana escolheu em sua biblioteca pessoal alguns livros que ela julgou serem ideais para mim. Foram eles, Sonho de uma noite de verão, Comer, rezar e amar e Comprometida. O segundo e o terceiro ainda estão na minha prateleira, aguardando a leitura, e o primeiro eu já li. Minhas expectativas estavam medianas em relação à obra de Shakespeare, pois sou bastante neutra com relação à clássicos. Não é que eu não goste, só acho que sejam algo perto de um passa-tempo. Assim, pesquisei na internet sobre o livro, para me inteirar a seu respeito e fiquei sabendo que a obra era considerada como uma das melhores escritas por Shakespeare. Preciso falar mais alguma coisa para vocês saberem que imediatamente corri para começar a ler? Ah sim.

A história se passa em Atenas, se não me engano, e é contada com diversos personagens, um mais divertido do que o outro. Quando comecei a ler, não senti aquela emoção na história, mas ao decorrer das cenas e tudo o mais, me diverti bastante. Me identifiquei em parte com Hérmia e Helena, as duas jovens apaixonadas, e confesso que em algumas horas eu tinha vontade de matar o Demétrio. Muitas vezes fui uma "Helena" da vida, mas não tão entregue (uma colher de sopa de valor próprio por favor!) quanto a original.

Os atores são os mais engraçados. Quando um deles é enfeitiçado por um duende, fica com cabeça de burro e é o alvo de interesse romântico da rainha das fadas, tudo vira de cabeça para baixo. E a confusão que os duendes aprontam com os jovens na floresta então? Lisandro e Demétrio acabam quase duelando por Helena, enquanto esta última se encontra injuriada com o comportamento dos dois. Hérmia por sua vez, fica indignada e as duas começam a brigar no meio de toda a confusão.

Tive o prazer de ler uma das melhores obras de Shakespeare, e me deliciei a cada parágrafo. Nesta obra, ele criou personagens bem humorados e que realmente marcam presença, a pesar de estarem em grande número na história, você não consegue distinguir quais são os principais e quais são secundários, é tudo tão misturado e rápido, que nem dá tempo de você se perguntar a respeito disso. O autor criou um conto delicioso, onde a história gira em torno da organização de um casamento, que é o evento mais hilário que já li em uma história. Essa resenha ficou bem curtinha, mas realmente, não tenho muito o que falar, já que adorei o livro.

Nota: 95/100


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário