17/05/2012

[Resenha] Um Dia



Autor: David Nicholls

Editora: Intrínseca

Páginas: 416

Preço: 18,44 na Siciliano

Leitura: Rápida - Média - Demorada

Ano: 2011











Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.


Estava com expectativas elevadíssimas em relação a esse livro. Muitas pessoas disseram que o autor havia conseguido mudar a vida delas, ensinando lições que seriam de conhecimento necessário futuramente. Porém, comecei a recear de se tratar um romance. Não sei exatamente o porque dessa cisma toda, mas eu achava que ia enjoar facilmente do livro, e como no início do ano havia me traumatizado com uma ressaca literária, estava selecionando minunciosamente os livros antes de começar a leitura, temendo possíveis abandonos. Um Dia estava em minha estante desde fevereiro, aguardando sua vez de ser devorado por mim, até que durante uma conversa com uma amiga bem próxima, a mesma me recomendou a obra fervorosamente. Desde então, qualquer livro que ela me recomende, eu adianto na fila.

David nos apresenta a Emma e Dexter de forma leve e viciante. Não consigo explicar como nem porque, mas do início até o fim, cada página tinha um gostinho de "quero mais". Me identifiquei muito com o tipo de relacionamento dos personagens. Doía até na alma, me fazia lembrar de cada situação (o fato de eu ter catorze anos não significa que não tenha me envolvido com ninguém) vivida com o rapaz por quem estou apaixonada, que eu chegava a me emocionar de saudade.

Achei interessante que a maioria dos livros nos apresenta um mocinho atraente, sincero, fofo, sagaz, só que Nicholls não teve medo de abusar e expôr os defeitos de Dexter, o que tornou a obra muito realista. Ele é galinha, usa drogas, bebe e ao meu ver, usava Emma como uma segunda opção. Ah meninas, vocês sabem como é: o tipo que curtia, se divertia ao máximo, saía com várias mulheres, mas quando surgia algum problema, era Emma quem ele procurava. Todas nós já nos decepcionamos pelo uma vez com um cara assim não é? Sem omitir, meninas!

Também me identifiquei muito com Emma, sou muito parecida com ela! O tipo de mulher que aprecia a literatura, é inteligente, discreta e não liga muito para o que veste. Pode até parecer antiquada, mas é fofa à sua maneira e pelo seu romantismo, consegue agradar qualquer homem que seja fã de atenção e carinho. Só fiquei com pena porque ela dava muita liberdade para o Dexter decepcioná-la, o que me deixava triste de vez em quando.

Quanto ao tema, foi muito bem abordado, o autor está de parabéns! O romance é muito bem desenvolvido e eles levam tempo para chegar ao amor, o que tornou a história bastante realista. Só me decepcionei um pouco com o final, que é bastante impactante. Me senti como se estivesse enchendo um balão de gás, e de repente ele estourasse, me deixando frustrada e confusa ao mesmo tempo, mas como minha amiga me disse, o David Nicholls estava tentando mostrar que às vezes nossa vida toma rumos diferentes, não podemos dizer que ela segue um curso previsível.

Ao fechar o livro, comecei a pensar no que tinha acabado de ler, se valeu ou não a pena. E a resposta é positiva. Posso dizer que Um Dia mudou a minha vida, me fez mais persistente, madura. Me peguei repensando algumas atitudes e corrigindo a mim mesma internamente, e foi bom ver que o autor influenciou em algumas de minhas mudanças positivas. Recomendo à quem adora romances e às adolescentes apaixonadas que acham que estão se decepcionando com quem acham ser "o amor de sua vida", este livro vai fazer bem à vocês, queridas. É atualmente, um dos meus livros favoritos.

Nota: 95/100


18 comentários:

Comentários
18 Comentários
  1. Adoro esse livro, digo pra todo mundo que ele veio rpa mim na hora certa. :) Procure ler o livro alguns anos depois, você fará outra leitura dele.

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa!

      Vou procurar ler sim, tenho certeza que me fará bem :)

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  2. Oiii!
    Obrigado por seguir meu blog
    Estou retribuindo aqui com certeza
    Amei aqui, sou uma devoradora de livros também
    rsrsrsrsrsrs

    Bjs
    Até mais!

    www.die-rosenrot.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Letícia, agradeço a você ^~^

      Outra bookaholic, whe o/

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  3. Esse livro é maravilhoso, não vejo a hora de comprar logo.
    Ainda não vi o filme, mas deve ser muito legal.

    http://somos-adolecentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Compre o mais breve possível, é muito lindo :3

      Estou à procura do filme, esse fim de semana verei sem tem na locadora...

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  4. Não tive a oportunidade de ler o livro , nem assitir o filme . Mas soube que é lindo , e só de ler a sinopse e ouvir a historia tenho vontade de chorar . É perfeito .


    Amei o post , beijos
    Amanda /Dinha do blog : http://garotas-dramaticas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode apostar, é lindo mesmo!

      Os personagens como disse acima, são ótimos e de bem fácil identificação.

      Corre pra ler *-*

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  5. Oi Nati!
    Eu comecei a ler ele e parei.
    Agora estou desempolgada porque o -mané- do meu irmão foi assistir o filme quando eu estava em casa e agora eu já sei o final.
    Mas, co sua resenha, fiquei novamente empolgada e vou tentar relê-lo.
    Espero que eu goste dele e que ele possa me ensinar algumas lições como ensinou para você.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Gabi!

      Jura? Eu também queria parar bem no comecinho, mas justo quando eu estava pensando em largar David me prendeu, e dessa vez foi até o fim auehaiehaui *u*

      Ah, mas aí não tem graça, não vai dar ~aquele impacto~ e fica realmente desanimador ç_ç

      Isso, tente mesmo! E estou torcendo para que você goste, assim como eu =)

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  6. Nossa apaixonei pelo design do seu blog! Parabéns!
    Já estou seguindo aquii!
    Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!
    Beeeijos

    http://sweetgirlfriendblog.blogspot.com.br/
    Blog novo ----> http://letsrockgirlsoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!

      Me apaixonei pelo design do seu blog também, é de muito bom gosto!

      Por nada, eu é que agradeço.

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  7. Oii gostei do seu blog vi que vc foi visitar o meu cantinho e vim retribuir seguindo beijos
    http://dreamersforprincess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,

      Estarei lá sempre que possível,

      Obrigada por seguir :)

      Um beijo!

      Natalia Leal

      Excluir
  8. Vim retribuir a visitinha em meu blog!Seu blog é lindo Flor!Super bem bolado..
    Beijos,Seguindo

    Manualdasmeninasoquevoceprecisava.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Isah, o seu também!

      Vai me dar todas as dicas que preciso :3

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir
  9. Adorei a dica! :D além de ser super barato, deve ser óótimo, estou pensando em comprar, qualquer coisa comento aqui falando sobre! Amo ler

    acreditaremserfeliz.co.cc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, compra sim!

      Você vai se apaixonar (:

      E vou adorar ler o seu comentário aqui, me deixa feliz saber que dei uma boa dica a alguém!

      Um beijo,

      Natalia Leal

      Excluir